Se você trabalha com artes gráficas ou qualquer outro tipo de atividade na qual precisa enviar materiais para impressão já ouviu no sistema de cores Pantone, tão comumente utilizado. Mas você sabia que a Pantone é na verdade uma empresa?

Pois é. Fundada por Lawrence Herbert, a empresa com sede em New Jersey começou pequena. Herbert desenvolveu seu primeiro sistema de cores em 1983, utilizando números para identificar as cores, acabando com a subjetividade na hora de comparar uma à outra. Ele sabia que o espectro da cor é algo bastante complexo e interpretado de forma diferente de pessoa para pessoa.

Gráfica Riomega

Assim nasceu o conceito Pantone, como uma forma de assegurar que está sempre utilizando as cores corretas nos mais diversos materiais, somente ao indicar um número ou um nome patenteado. Por isso, diversas marcas também seguiram o caminho a patentearam suas cores, indicando o espectro exato com seus nomes para que assim qualquer gráfica no mundo pudesse acertar em cheio em sua assinatura de cor.

O mais interessante é que o sistema Pantone não utiliza o sistema CMYK, que é uma união das cores Ciano, Magenta, Amarelo e preto em determinadas quantidades até formar outras.

Para verificar as diferenças basta aproximar um conta-fio ou lupa sobre um material Pantone para verificar as diferenças. A retícula, tão visível em qualquer impresso CMYK não poderá ser vista e a cor será perfeitamente chapada. E por este motivo, quando as gráficas trabalham com o sistema Pantone, também o chamam de cor direta ou spot color.

Conforme dissemos, o sistema Pantone é panteado por uma empresa. Portanto, quando ele é utilizado em algum material gráfico e enviado para a gráfica, precisa acompanhar a indicação que se trata de um Pantone e qual é sua indicação. Somente assim será possível conseguir com perfeição o espectro de cor desejado.

Para que o trabalho fique perfeitamente como indicado pelo designer, a gráfica terá que comprar as tintas exatas e imprimir o material. O sistema Pantone não é utilizado a todo momento, somente em algumas situações:

* Quando é impossível chegar à cor desejada utilizando a escala CMYK
* Quando se deseja utilizar cores especiais no trabalho, como fluorescentes ou metalizadas
* Quando a cor da marca ou logo é patenteado ou precisa obrigatoriamente seguir as cores exatas.

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