Você precisa elaborar um cardápio para o seu restaurante, lanchonete, sanduicheria ou bar? Então, antes de qualquer coisa, você precisa estar atento a uma série de dicas e informações para desenvolver o cardápio perfeito para o seu negócio. Afinal, vai pegar muito mal para a sua empresa se a peça tiver erros ortográficos, descrições mal feitas ou preços errados, entre outros erros que precisam ser evitados.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 dicas infalíveis para você criar o cardápio perfeito!

Gráfica Riomega

Veja abaixo:

1- Seja criativo e original

É essencial que o cardápio do seu negócio apresente com muito equilíbrio e coerência os pratos da casa. Pense em formas interessantes de apresentar o seu produto, de forma a estimular o cliente e fazer com que ele sinta vontade de comer no seu estabelecimento.

2- Apresente versatilidade

Informe no cardápio que o seu estabelecimento possui opções diferentes de prato com o mesmo ingrediente. Dessa forma, os clientes percebem que há certa coerência nas receitas da casa e você evita o desperdício ao aproveitar bem o ingrediente.

3- Público-alvo

O cardápio do seu restaurante, lanchonete ou sanduicheria precisa ser feito pensando exclusivamente no público-alvo do estabelecimento, ou seja, no perfil dos clientes (idade, classe econômica, características).

4- Noções de Design Gráfico

Para fazer o cardápio perfeito, é preciso ter alguns conhecimentos em diagramação e design gráfico para escolher as cores, fontes e imagens adequadas para o material. Opte por fontes de fácil leitura e cores que reflitam a filosofia do seu estabelecimento.

5- Nunca engane os clientes

Não coloque imagens irreais dos seus produtos, fotos mal tiradas ou preços desatualizados no seu cardápio. O cliente pode entender que está sendo enganado.

6- Limitações

Esteja atento também às limitações da sua cozinha. De nada adianta um belo cardápio se a equipe não será capaz de oferecê-los no tempo ideal aos clientes. Você pode deixar para variar nas receitas em datas comemorativas ou mudança de estação.

7- Mantenha o menu sempre atualizado

O ideal é que você atualize, pelo menos, 1 vez por ano o cardápio do seu estabelecimento. Não apresente ao cliente um menu com preços que já foram mudados ou com pratos que a casa não oferece mais.

8- Faça cardápios especiais

Em datas comemorativas ou em mudanças de estação, você pode oferecer cardápios especiais aos clientes, com o intuito de apresentar os pratos que são servidos somente nessas ocasiões.

9- Revise sempre

Depois de escolher todos os aspectos da diagramação, definir os pratos e os preços, lembre-se de revisar todo o material gráfico antes de enviar para a impressão. Assim, você não corre o risco de ter um cardápio inadequado ou impresso com erros.

10- Seja pontual!

De nada vai adiantar apresentar um belo cardápio aos clientes, se você vai deixá-los irritados com a demora na entrega dos pratos. Seja pontual sempre e evite atrasos!

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