O sucesso de uma Startup: da base ao topo

Startups são jovens empresas que possuem como objetivo explorar as lacunas do mercado com ideias inovadoras. As Startups apostam no modelo repetível e escalável, baseado no lucro em pouco tempo, sem que sejam necessários altos custos com investimentos futuros.

Pode-se dizer que o conceito de Startup começou com o estouro da bolha da internet, nos anos 90, quando jovens com ideias inovadoras começaram a ter voz para suas criações. Por esse motivo, diz-se que as Startups são empresas ligadas à tecnologia, associadas a esse ramo. Assim, com a internet, estes jovens começaram a ter investimentos em suas ideias que se mostraram rentáveis e sustentáveis.

As Startups começaram com as inovações na região chamada “Vale do Silício”, com o surgimento de empresas como Google, Yahoo, entre outras. Todos ótimos exemplos de Startups que se iniciaram por jovens com o intuito de possuir uma empresa sustentável, rentável e cíclica (que se renovasse).

Gráfica Riomega

Estrutura das Startups:

No Brasil, existem em torno de 3500 Startups, quase todas localizadas na região sudeste do país. A maioria (quase 80%) possui 1 ou 2 fundadores (39% apenas 1 fundador e 40% 2 fundadores), onde a média de idade dos donos/fundadores não ultrapassa os 50 anos, ficando na idade média de 36 a 44 anos, entretanto num mercado onde os jovens entre 26 e 34 anos possuem maior média de financiamento para suas ideias.

Financiamentos:

Dos quase três bilhões captados por Startups no ano de 2012, quase metade desse valor foi arrecadado através de plataformas de doações. O Kickstarter é o maior site de Crowdfunding, com mais de 300 milhões de dólares doados por mais de dois milhões de pessoas, no ano de 2012. Por isso, caso haja alguma ideia, o ideal é tentar conseguir fundos de investimento através destes sites.

O tripé das estratégias:

1. Preços muito mais atrativos pelos mesmos produtos que o concorrente oferece;
2. Produtos únicos ou diferenças significativas para o do concorrente;
3. Foco em nichos específicos do mercado.

Concentrar-se no nicho e nas formas de atraí-lo para adquirir o produto ofertado, utilizar ferramentas de marketing digital para análises estratégicas de fatores externos e internos, além de uma análise profunda do que se está sendo realizado na empresa e se a mesma está funcionando. Ou seja, usar a tecnologia a seu favor, fazer da tecnologia o alicerce principal para o crescimento da empresa.

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