Não há como negar: a internet revolucionou a forma de fazer negócios. Hoje em dia, é uma realidade para diversas empresas estar no meio eletrônico. Mas será que isso quer dizer que a publicidade impressa acabou?

Antes de fazer uma análise daquilo que é mais ou menos vantajoso, é necessário pesquisar sobre a finalidade, o objetivo final da promoção do seu negócio. Dependendo do tipo de situação em que você se encaixa, o material mais indicado a você pode ser impresso tanto quanto pode ser digital. Por isso é ideal avaliar caso a caso.

Genericamente falando, é necessário que a empresa mantenha um equilíbrio de publicidade através de materiais impressos e materiais digitais, sempre com foco no objetivo a ser alcançado dentro daquela campanha.

Material online para Publicidade:

Sem dúvidas, um dos maiores benefícios de se fazer marketing online é a capacidade de difusão. Isso porque dentro dele não á uma limitação específica, enquanto no impresso ele acaba se difundindo em limites de impressão. Assim sendo, o material digital tem mais alcance e proporções globais.

Outro ponto positivo é a flexibilidade de formatos adequados. Dentro de um único layout é possível fazer adaptações na mesma arte, através do responsivo, criando adaptações para Desktop, tablets, smartphones, entre outros. O grande diferencial está na forma de abordagem do seu público-alvo. A mensagem deverá ser de fácil acesso e leitura tranquila e harmônica.

Material impresso para Publicidade:

Muito embora a arte digital seja ampla, nada irá substituir a riqueza das texturas, do “mão a mão”, da definição da imagem e qualidade do material impresso entregue. O material impresso conta com maior pessoalidade, parece que você está se comunicando de forma direta com quem deseja falar, passando confiança e credibilidade. Daí que surgiu a ditado “uma boa impressão”, porque ela fica. Ela fala por você, de você.

Resumindo, para indicar o melhor material a ser utilizado é necessário avaliar caso a caso e, principalmente qual é o público com quem você deseja se comunicar. Às vezes, um público mais jovem estará presente em massa no mundo digital, às vezes um público mais maduro esteja na mídia impressa. É necessário avaliar, mas sempre bom manter a presença mínima entre os dois mundos.