No campo do Design Gráfico, o layout é um esboço, ou um “rascunho” desenvolvido para mostrar a estrutura física de um projeto como um jornal, uma revista ou até mesmo um site. Um novo layout pode ser desenvolvido para diversas finalidades de Marketing, como impulsionar as vendas, atrair novos clientes, anunciar uma promoção ou informar o lançamento de um novo produto, entre outras.

Porém, antes de começar a desenvolver um layout é preciso que o designer entenda qual é a proposta dessa peça e qual público alvo deve atingir (clientes). Ou seja, você deve, primeiramente, elaborar um briefing com as principais informações sobre o projeto (breve histórico, público alvo, cores, prazos, orçamentos e etc.) para depois definir as características do layout.

Desenvolver um layout de alta qualidade é imprescindível para alcançar os resultados esperados e fixar a marca aos clientes. Por isso mesmo, separamos uma série de dicas e informações para você saber como criar o layout perfeito. Veja abaixo!

Gráfica Riomega

7 dicas para criar o layout perfeito:

1- Estude a Teoria das Cores

É importante que você tenha alguma noção sobre as cores e os seus significados para utilizar os tons corretos no seu layout. Cada cor é interpretada de uma forma pelo público e, portanto, é preciso que você saiba quais sensações cada uma transmite.

2- Escolha boas imagens

O público alvo deve compreender a imagem escolhida, ou desenvolvida exclusivamente para o seu layout, com facilidade. Portanto, fique atento aos Direitos de Imagem (não é porque está na internet que você pode usar!) e escolha imagens que atinjam o cliente com eficiência.

3- “Menos é mais”

A máxima continua valendo aqui no caso do layout. Não cometa o erro de inserir muitas informações no layout, apenas distribua-as de forma simples e objetiva para que o cliente entenda a proposta com facilidade.

4- Fonte

No momento de escolher o tipo de letra para o seu layout, tenha cuidado com as fontes que dificultam a leitura e evite utilizar muitas variedades.

5- Crie um padrão

Mantenha um padrão visual no seu layout para que o cliente sempre possa identificar com facilidade e associar cores e letras à sua empresa.

6- Diagramação

Diagramar é nada mais, nada menos, que distribuir as informações de forma coerente no layout. Dedique um tempo exclusivamente para isso!

7- Analise exemplos

É isso mesmo, analise o layout dos seus concorrentes e utilize-os para se inspirar. Mas, lembre-se, é para se INSPIRAR e não COPIAR.

Com essas dicas, você já pode saber um pouquinho mais sobre como funciona a criação da arte gráfica. Para contar com layout de alta qualidade, conte com profissionais especialistas no assunto. A Gráfica Mega está pronta para te ajudar em todas as etapas!

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre produção gráfica!