O design é uma arte e, como tal, possui diversas tendências surgindo, ressurgindo, desaparecendo e aparecendo novamente. A arte funciona dessa forma. Seja o flat design, o design minimalista, o vintage e, agora, o Handmade. Todas as formas e tendências que se acoplam melhor segundo o interesse e gosto do designer.

No seguinte artigo, será aprofundado um pouco sobre o conceito de Handmade, que tem crescido nos últimos meses. Para os mais acostumados com o idioma inglês, a palavra quer dizer exatamente o que ela significa na tradução: fazer com as mãos. O que se refere a algo mais artesanal, em que o toque humano está presente, algo que vai na contramão do que se conhece atualmente entre os designers, aonde o lápis é preterido a softwares de última geração.

Pois bem, esse estilo tem um caráter mais divertido e sustentável, em relação às demais tendências existentes no design. Assim, para quem deseja dar uma nova vertente ao seu trabalho, conhecer essa técnica é fundamental para abrir portas para novos clientes que desejem algo um pouco mais analógico do que propriamente digital.

Handmade: o artesanato do mundo do design?

Pode-se dizer que sim, de certo ponto de vista. Apesar de não ser uma completa novidade que o artesanato usufrua de técnicas manuais, para o handmade, é. Afinal, ele trabalha com um nicho específico de criação digital, atualmente. O Handmade abraça as artes plásticas e o artesanato de uma maneira pouco vista em outras tendências, que preferem a fotografia e a ilustração em execução nos projetos.

Está cada vez mais difícil apresentar algo diferente no mercado, entretanto a humanização de um projeto baseado no handmade pode dar o toque de “proximidade” do cliente com o que se está sendo desenvolvido. Por ser algo pouco usufruído, trabalhar e se aprofundar nesse quesito tem sido algo bastante positivo, devido ao feedback recebido pelos artistas.

Portanto, passar pela dificuldade em criar um projeto diferente não é motivo para desespero, pois as tendências estão aí para que o artista possa adequar sua visão. Assim, para apostar na criação de um projeto baseado no handmade é necessário focar na criatividade, na experiência, na humanização e na tendência.