Para elaborar um produto gráfico, é necessário pensar uma maneira de organizar os elementos na página, de forma que eles harmonizem entre si com clareza e despertem o interesse do público. A diagramação á a responsável pela disposição de textos e imagens em uma composição, bem como suas cores e fontes. Com o principal objetivo de formar um produto agradável aos clientes, a diagramação deve levar em consideração alguns fatores para alcançar este fim. Abaixo, separamos algumas dicas essenciais na hora de criar uma composição visual.

Gráfica Riomega

Identidade do produto

Independente do fim, um produto gráfico sempre representa alguém. Seja uma marca, um veículo de comunicação ou até uma pessoa física: a forma com que o produto será diagramado deve conversar com a identidade desse sujeito. Utilizar cores e fontes que identificam a empresa, por exemplo, é uma maneira de auxiliar o público a criar uma imagem mais clara do produto. Assim, a marca pode consolidar uma identidade e ser lembrada mais facilmente.

Organização

O conteúdo de uma página, normalmente, é organizado de forma hierárquica. Ou seja, o que é mais importante costuma aparecer antes, ou com mais destaque, do que os elementos menos apelativos. Através da hierarquização de informações, é possível atrair a atenção do público aos pontos principais do anúncio, atingindo o objetivo da empresa. Nesse esforço, o diagramador também deve saber trabalhar com clareza, valorizando espaços em branco e outros elementos que garantem equilíbrio a composição.

Texto

A quantidade de texto utilizada em um produto não deve exceder o necessário. Quanto mais sucinto for o conteúdo escrito, mais chances a empresa tem de conquistar o público. O texto em excesso, além de causar monotonia, polui a composição e pode influenciar negativamente em outros elementos, como imagens.

Outro fator extremamente importante do texto são as fontes. A clareza e a legibilidade da fonte são essenciais para alcançar o resultado esperado. Se houver dúvida em relação à facilidade para ler o conteúdo, é melhor optar por outra fonte.

Elementos visuais

Uma composição visual pode trazer uma série de elementos visuais que buscam ilustrar a mensagem a ser transmitida. Utilizar fotografias ou ilustrações é aconselhável, porém sempre com cautela para não poluir o produto. Essas imagens devem possuir uma relação direta com o tema ou estilo do anúncio, além de serem posicionadas de forma harmoniosa com o texto.

As cores também influenciam na criação de um produto gráfico. A diagramação deve trazer combinações agradáveis, que não cansem a visão do leitor e facilitem a leitura do conteúdo.

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre produção gráfica!