Na linguagem cotidiana de quem atua na área de comunicação e artes gráficas surgem diversos termos, que muitas vezes se confundem. Entre eles, podemos citar arte x design. Há até quem pense que são sinônimos, mas estes dois termos se tratam de assuntos completamente diferentes. Conheça a seguir um pouco mais sobre cada um deles.

Arte:

A palavra “Arte” tem origem latina e significa algo mais ou menos como “técnica” ou “habilidade”. Ou seja, pode-se dizer que a arte é sempre fruto da habilidade e da técnica aprendida ou desenvolvida por alguém utilizada para representar o mundo e a forma como ele é visto. A arte também representa sentimentos, pessoas, desejos e possui sempre uma grande preocupação com a estética e com a compreensão do outro.

A arte é antiga nas civilizações e com o passar do tempo foi se transformando para se adaptar melhor a seu tempo. Entre as formas de expressar a arte mais conhecidas podemos citar a pintura, o desenho, a escultura, o cinema, a fotografia, entre outras.

Design:

O Design, por outro lado, também teve origem no latim e significa algo como “desenhar” ou “marcar”. O design é um conceito que pode ser chamado como um projeto ou o planejamento de algo. Ele existe para solucionar as mais diversas necessidades. Podemos ver o design aplicado todos os dias em nosso cotidiano, em objetos, móveis, embalagens, produtos e na comunicação visual em cartazes, logos, sites e muito mais.

Portanto, a principal diferença entre eles está no propósito da criação. A arte existe para encantar, fazer questionar, pensar ou sentir, enquanto o design tem o propósito de atender uma necessidade da sociedade, mais especificamente do mercado de consumo.

Muitas vezes a arte é subjetiva demais, difícil de ser explicada somente com um simples olhar. O design, por outro lado precisa ser direto e compreendido com a maior facilidade possível.

Apesar de tantas diferenças, tanto o design quanto a arte existem para ajudar as pessoas a expressarem sua criatividade e emprestarem beleza ao mundo através de suas criações. Ambos se apropriam de elementos gráficos, cores e ferramentas como os software gráficos para transmitirem o que desejam.