Os nomes são parecidos, mas há grande diferença entre o design gráfico e o web design. São duas ocupações distintas, mas ambas têm como objetivo o desenvolvimento de um projeto. A principal diferença é que o designer gráfico tem como foco resultados físicos, pensando no que será impresso, enquanto o web designer veicula seu trabalho através do mundo cibernético e seu resultado será visto através de uma tela de computador – ou smartphone, tablet, etc.

O designer gráfico tem como objetivo criar a arte do projeto a fim de vender um produto, mostrar ao consumidor que a ideia exposta é a ideal para ele, isso através de cartazes, folhetos, livros e várias outras opções. A veiculação desse trabalho se dá em tudo que é impresso ou exibido em um layout. O leitor de um impresso é guiado de uma página à outra e, para tal, precisa ser cativado. Há uma boa liberdade nessa ocupação, pois existem diversas maneiras de trabalhar com o conteúdo impresso.

No mundo palpável, porém, não existem as facilidades que a tecnologia proporciona, como copiar e colar um texto, desfazer uma frase com teclas de atalho, modificar de uma hora pra outra o projeto já estabelecido, etc. Basta pensar, por exemplo, num panfleto enviado à gráfica com erros de digitação ou com uma imagem em baixa resolução. Tudo estará perdido. O profissional do designe gráfico, portanto, precisa estar sempre atento aos menores detalhes, afinal, o resultado final pode tanto impulsionar seu cliente quanto diminui-lo.

Já o web designer tem como área de trabalho a internet. O mais importante para eles é a aparência geral do projeto, o que inclui as partes técnicas da criação de um site. Na tela do computador, a interação é muito mais rápida e interativa. Grosso modo, tudo estará ao alcance de um clique.

Diferenças Técnicas:

Há muito que falar quando se trata das diferenças técnicas entre um designer gráfico e um web designer: resolução de imagens, formato, fontes, design, navegação, tipografia, interatividade. Alguns exemplos:

Na questão das imagens, o ideal para um designer gráfico é trabalhar com 300 dpi, para que sua impressão tenha uma boa qualidade; para o web design, 72 ppi já basta para um projeto virtual.

As escolhas das fontes também variam muito: no design gráfico, a fonte escolhida será impressa e não sofrerá alterações; já no web design, o cuidado deve ser maior, pois há navegadores que não irão aceitar a fonte utilizada no projeto, portanto, o trabalho deve ser mais bem pensado para que o alcance seja maior e sem transtornos para o eventual leitor.

Os variados tipos de exibição na tela também podem prejudicar o web designer: seu projeto poderá ser afetado pelo tamanho da tela, pelo brilho e contraste do monitor, etc. Já o design gráfico tem como preocupação somente a escolha prévia das imagens em alta resolução, a fonte que não irá se alterar e assim vai.

Agora, também há uma questão crucial que é a maleabilidade dos projetos virtuais, pois estão sempre passíveis de mudanças e podem contar também com animações, interação direta com o leitor, entre outros. A interatividade é maior.

São duas formas bem diferentes de trabalho, mas não excludentes. A tecnologia avança cada vez mais e é preciso estar antenado às mudanças. O importante é escolher o que melhor te serve para transmitir a mensagem desejada.