Você sabe qual a importância da identidade visual para sua empresa? É através dela que o público tem o primeiro contato, a primeira impressão de quem você é. Também será o principal vínculo para que o cliente associe uma imagem à sua empresa e lembre-se dela com maior facilidade. Por mais altas que sejam a qualidade e tecnologia que você emprega em seu trabalho, elementos visuais mal formulados podem surtir efeito reverso, fazendo com que o público não “bote fé” em seu trabalho e se desencoraje a conhecê-lo melhor. Já uma identidade visual criativa tem o poder de atrair as pessoas. A identidade visual é composta de elementos, que podem ser classificados como:

 

Primários – Constituído basicamente de formas geométricas que podem ser associadas à empresa, o conjunto de elementos primários tem por função dar forma à identidade visual da empresa e pode ser representado basicamente pelo símbolo, o logotipo e a marca.

 

Secundários – Representados por cores e letras, esses elementos exigem maior atenção na hora de escolher quais usar. É necessário ter em mente que cada combinação de cores age no intelecto e estimula determinadas sensações nas pessoas. Quer um bom exemplo? O amarelo do McDonalds estimula a fome, ao mesmo tempo que, contrastando com o vermelho, transmite uma inquietação que leva o cliente a comer e ir embora em seguida. Isso é necessário devido à grande rotatividade de pessoas que frequentam a lanchonete, imagine se cada um acabasse de comer e permanecesse no local conversando por mais um tempo. Certamente seria impossível disponibilizar lugares para acomodar os próximos clientes.

 

Terciários – São os elementos complementares, que englobam mascotes, grafismos, dentre outras artes. Esses elementos não podem simplesmente ser combinados ao acaso, deve ser planejado, passo a passo, a fim de despertar no público as emoções que o tornarão propenso a interessar-se pelos seus produtos ou serviços. É claro que a qualidade será algo complementar, afinal, não é porque você tem uma boa identidade visual, que poderá “relaxar” em outros aspectos. Mas o ponto chave é levar o cliente a experimentar a sua qualidade, e isso só é possível através da identidade visual.