A materialização de conceitos e ideias em uma produção gráfica depende de etapas bem desenhadas. Esses “estágios” são feitos na criação de um simples cartão de visitas e também são essenciais para a produção de catálogos, livros e embalagens.

O que chamamos de etapas são na verdade a análise dos processos, capaz de mostrar se sua base estética, a escolha do material e até mesmo o layout estão de acordo com a ideia vendida.

Processos Diretos e Indiretos:

Esses processos são definidos pelo modo como os elementos gráficos vão ser passados para o papel, ou produto final em alguns casos. Eles podem ser indiretos ou diretos e cada um possui suas particularidades. Abaixo mostraremos cada um deles e como funcionam.

Processo direto é aquele no qual a transferência para o papel acontece de forma direta, ou seja, a matriz e o substrato entram em contato por meio dos sistemas de fotogravura, flexografia ou serigrafia.

Processos indiretos são aqueles nos quais intermediários são usados para realizar a transferência, como acontece na impressão por meio de máquinas como chapas ou impressões em papel offset.

Quais são as etapas do processo gráfico:

Pré-impressão:

a primeira etapa é aquela na qual você realiza as ações necessárias para finalizar o arquivo e enviá-lo para a gráfica, é o processo de criação que envolve ferramentas, alinhamento de ideias, entre outros. Acabado esse processo é hora de contatar a gráfica que realizará o trabalho com a condição da empresa e do modo como ela trabalha.

Seu principal objetivo é que você saiba como a gráfica trabalha e se o produto entregue está dentro de suas expectativas. Essa etapa serve também para que você identifique os problemas e consiga finalizar o processo sem surpresas.

Impressão:

ela é exatamente o que você imagina. A hora em que todas as ideias são colocadas no papel.

O acabamento:

esse é o último processo na etapa de impressão, é o momento em que recebe o produto em forma definitiva, com as cores, tipografia e todas as exigências importas pelo cliente.

Para que essas etapas sejam cumpridas é preciso que tenham profissionais como produtor gráfico e designer, cada um com especificações que fazem do seu trabalho importante desde a criação até a finalização dos produtos.