O marketing de conteúdo tem sido o foco das campanhas de diversas empresas. Antes restrito a marcas de grande porte, agora ele faz parte das estratégias de micro e pequenas empresas.

Mas o que vem a ser marketing de conteúdo? E ele é realmente importante ou é apenas outra moda que promete o lucro sem realmente dá-lo? Esse artigo trará a resposta. Comece entendendo o conceito por trás do termo.

 

O que é marketing de conteúdo?

É uma forma de se aproximar do público-alvo entregando o conteúdo que ele deseja. Uma parte da economia na era da internet foca no “grátis”. Ela visa não vender um produto, mas conquistar um futuro cliente. É uma maneira de trazer para perto de si quem irá gastar dinheiro com sua marca.

A produção de conteúdo para um público segmentado é importante porque todos estão atrás de informação na internet. Mesmo que as pessoas não comprem imediatamente os produtos, elas já estarão pré-dispostas a fazê-lo quando se encontram dentro do seu ambiente virtual.

 

Por que o marketing de conteúdo é tão importante?

Porque internet é informação, e informação de qualidade é conteúdo. Observe como as pessoas agem nas redes sociais. Estão compartilhando sites sobre os assuntos que gostam, curtindo páginas das marcas preferidas e tirando dúvidas a respeito de produtos.

Se você consegue direcionar seu público para um conteúdo relevante, ele fará o resto do trabalho. Irá curti-lo, compartilhá-lo e comentá-lo. O seu público acaba “trabalhando” para sua marca ao atrair novos clientes.

 

Como fazer marketing de conteúdo para pequenas e médias empresas?

Você deve conhecer seu público-alvo, pois irá direcionar o conteúdo a ele. No caso de pequenas e médias empresas isso não é difícil. Avalie o que seus clientes estão compartilhando nas redes, quais são as páginas e perfis que seguem, quais as dúvidas que possuem e o que eles estão discutindo nos grupos e fóruns.

A partir daí é possível saber os assuntos que você irá abordar, e de que forma. Por exemplo, se seu público gosta de vídeos do Youtube, considere a possibilidade de criar um vlog para sua empresa. O conteúdo direcionado sempre gera resultado e influencia diretamente no funil de vendas.