No universo gráfico, existe uma grande variedade de produtos, técnicas, processos e acabamentos. Dessa maneira, é normal que muitas pessoas e empresários fiquem em dúvida no momento de encomendar uma peça gráfica. No entanto, possuir conhecimentos básicos de elementos-chave deste universo é fundamental, já que uma escolha errada pode prejudicar a qualidade final da peça, impedindo mesmo que seu objetivo, seja ela informar, promover, conscientizar, etc., seja alcançado.

Dentro destes elementos-chave, temos o papel couchê. Este é um dos papeis mais utilizados na indústria gráfica. Mas você sabe o que é o papel couchê? Neste artigo você aprenderá o que ele é, quais são suas características e por que ele é amplamente utilizado.

Gráfica Riomega

Composição, características e uso do papel couchê

Criado pela indústria francesa em meados de 1860, ele leva este nome por que couché em francês significa camada. Essas camadas possuem extremo brilho e lisura, o que o torna ideal para a aplicação em peças gráficas que requerem a aplicação de cores vivas e em altíssima qualidade.

Em comparação ao papel comum, chamado de offset, o grande diferencial do papel couchê está no revestimento que lhe é aplicado. Tal revestimento combina elementos como látex, cauliun, carbono de cálcio e outros, cuja principal função é fazer com que a superfície se torne mais uniforme e que, no momento da impressão, o papel absorva menos tinta (daí a alta qualidade de sua impressão).

Existem três principais tipos de papel couchê. O primeiro deles, chamado de L1 brilhante, leva uma camada de tinta em apenas um dos lados, o que o torna ideal para embalagens e autoadesivos. Já o L2 brilhante leva camada de tinta em ambos os lados, tornando-o mais adequado em impressos promocionais. Por fim, há o L2 matte, que possui as mesmas características do L2 brilhante, mas sua camada de tinta tem propriedades que inibem o brilho, sendo por isso utilizado em cartões de visitas e calendários, por exemplo.

Apesar de apresentar preço mais elevado quando comparado ao papel offset, a qualidade das peças gráficas reproduzidas em papel couchê é infinitamente superior. Além disso, está disponível em diversas gramaturas (espessuras), o que faz dele um dos papeis mais versáteis.

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre tipos de papéis!