Para uma empresa de comércio, cuidar da sua imagem é uma premissa que deve ser seguida a risca todos os dias. Para isso, é preciso ficar atento a vários âmbitos diferentes, já que uma vez que a imagem é arranhada, o risco para novos negócios pode ser maior. Não adianta ter uma boa marca, é preciso fazer a manutenção correta para que ela continue forte e respeitada no mercado, o que vira um sinônimo de qualidade e confiança para os clientes e potenciais clientes.

Para as empresas de comércio, o contato com o cliente é ainda maior com o intuito de fechar vendas, principalmente por meio dos vendedores. Estes profissionais estão na linha de frente da empresa, são responsáveis por apresentar seu produto e criar ou manter uma boa imagem do negócio.

Por isso, é fundamental que eles tenham material que apresente e represente a empresa de uma maneira efetiva e positiva. Este é o objetivo da papelaria corporativa, que ajuda na fixação e memorização da sua marca por meio de materiais gráficos. Confira uma série de material de papelaria corporativa que vai ajudar na imagem da sua empresa e dos seus vendedores. Vale lembrar que cada uma tem a sua funcionalidade.

 

Cartão de visita

Este é o item mais importante para sua equipe comercial, já que ela deve fazer muitas visitas aos seus clientes para fazer negócios. A boa apresentação deste profissional passa pela presença de um cartão de visita, que vai facilitar, de maneira rápida, a troca de contatos e o contato efetivo do potencial cliente com o seu colaborador.

 

Pasta

Pastas padronizadas dão um aspecto de maior preocupação para a sua empresa. Elas são usadas para guardar documentos – que também deve ser padronizados – e são perfeitas para a distribuição de materiais para imprensa, para cliente e para parceiros. Isso demonstra o profissionalismo da empresa com o ambiente corporativo e com a sua imagem.

 

Papel timbrado

Se a pasta padronizada é importante, o papel timbrado é o que acompanha. Todo material que a empresa disponibilizar para agentes externos – seja cliente, parceiro, fornecedor, imprensa, etc. – deve ser feito em papel timbrado. A aplicação mais correta é em papel A4 e contém logotipo, nome da empresa e contatos. A apresentação de materiais no papel timbrado também dá segurança de que aquele material é realmente seu e foi disponibilizado por algum funcionário.

 

Envelope

Por último, os envelopes possuem função parecida com a pasta, no entanto, são utilizadas para situações mais cotidianas, como troca de documentos, envio de correio, material por motoboy, etc. Sua importância, porém, é a mesma. Tem a função de apresentar a empresa logo quando o destinatário coloca as mãos no envelope.

 

Outros exemplos

Outras aplicações que podem ser feitas para padronizar o uso de materiais com a marca da empresa são as etiquetas, blocos de notas, cartões de fidelidade, vale-presentes, catálogo de produtos, entre outros. A dica é sempre manter o padrão do seu negócio, independente de qual for o meio usado.