Em um mercado cada vez mais globalizado e homogêneo, conseguir destaque é uma tarefa épica para a maioria das organizações. Isso porque um mesmo produto ou serviço é oferecido por diversas empresas, na maioria das vezes com a mesma qualidade e preços extremamente competitivos. Mas isso não significa que este destaque é impossível, pelo contrário. O que mudou é a forma de alcançá-lo. Se antes era pela qualidade, hoje esse destaque recai sobre a imagem corporativa.

Para que uma marca alcance sucesso, é necessário que ela esteja presente na mente e coração dos consumidores, e esta presença se faz através da construção de uma sólida identidade visual. Por exemplo, ao vermos três listras, a associação mais imediata e comum é com a marca de artigos esportivos Adidas. E essa associação só é possível por sua forte identidade visual.

Apesar do exemplo acima tratar de uma multinacional, pequenas e médias empresas também podem construir uma boa identidade visual. Mas para isso é necessário divulga-la. E uma ótima forma de fazê-lo é através do papel timbrado.

O papel timbrado nada mais é que os materiais de escritório da empresa que possuem suas cores, logo, traços e demais elementos visuais. Na sequência, vamos elencar ocasiões em que seu uso é obrigatório.

Gráfica Riomega

  1. Cartões de apresentação: é fundamental que os cartões de todos os funcionários sejam timbrados e padronizados. Isso passa a imagem de profissionalismo à pessoa que o recebe, além de promover uma imagem positiva da empresa.
  1. Documentos: envio de documentos também é uma ocasião em que o papel timbrado deve ser utilizado, pois além de reforçar a identidade visual da empresa imprime credibilidade.
  1. Envelopes: este material tem uma circulação muito maior comparado a outros tipos de materiais de escritório. Portanto, o uso de papel timbrado fará com que inúmeras pessoas (re)conheçam sua empresa.
  1. Materiais promocionais: flyer, panfletos, publicidade em veículos midiáticos. Todos devem ser construídos de forma coerente com a imagem da marca (uso das mesmas cores, formas, fonte, etc.).
  1. Feiras e eventos: em ocasiões como esta, sua empresa chegará a um número de pessoas que normalmente não teriam conhecimento ou contato com nenhum dos materiais descritos nos item 1 a 4. Assim o uso de papel timbrado é fundamental.
  1. Apresentações: aqui se instala a lógica da credibilidade. Ao fazer uma apresentação, o principal objetivo é convencer o cliente em potencial a contratar seus serviços e/ou comprar seus produtos. E uma forte identidade visual, presente nos materiais físicos por meio do papel timbrado ou na material digital por meio de marca d’água, por exemplo, é um fator determinante.

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre produção gráfica!