O Manual da Marca ou Manual de Identidade Visual é a peça, mas importante na hora de realizar a elaboração da marca corporativa. Ele é uma espécie de guia que mostra o modo como a marca deve ser apresentada dependendo da mídia em que ela vai aparecer. Dessa maneira, o profissional mantem a identidade visual da corporação em qualquer circunstância.

A marca que não possui esse documento pode acabar passando impressões diferentes e gerar dúvidas em seus consumidores. O manual da marca pode ser vista pelo cliente, designer, produtor gráfico ou até mesmo pelo cliente.

O que deve ter em um manual da marca

– A própria marca: a marca é apresentada dentro do manual com o seu conceito, construção, história e assinatura. Com isso você desenvolve o Grid, que mostra a base e o alinhamento necessário para que ela seja usada da melhor maneira possível.

Sua assinatura deve ser feita em versões alternativas, monocromáticas, horizontal e vertical, além de uma escala de redução, que tornará os tamanhos legítimos.

– Tipografia: As tipografias usadas em todos os trabalhos que envolvem a marca também fazem parte do manual. Isso porque é com ela que você saberá se aquele material é original. O ideal é que você apresente no documento as famílias tipográficas que são usadas na criação. Lembre-se de especificar a fonte, assim como ela deve ser aplicada, inclusive nos numerais.

– Escala de cores: Tão importante quanto à marca e a tipografia a escala de cores faz da identificação visual sua principal aliada. Essa escala deve mostrar as cores institucionais e o modo como são padronizadas (por exemplo, Pantone, RGB ou CMYK), isso vai garantir que você use a cor certa, já que o monitor e a impressão podem enganar seus olhos.

– Aplicação da marca: Conhecida também como peças institucionais, ela é a última aplicação das marcas e carrega todos os padrões de cada um dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Entre os itens obrigatórios estão à papelaria, seu formato, cores, tipos de papel, acabamento, entre outros.

Podem ser envelopes, pastas, cartões de visitas, além de e-mail padrão, apresentação de slides, crachás, brindes, entre outros.