De modo geral, o design não muda. Mas a forma como seus produtos serão distribuídos influencia (e muito) na produção gráfica. Com base nisso, confira neste artigo as diferenças entre o design impresso e o design digital.

• O que são design impresso/digital?

O design impresso é o que se responsabiliza pelo desenvolvimento de projetos e artes gráficas para produtos que posteriormente serão impressos – como flyers, panfletos, cartões de visita, catálogos de produtos e serviços, e assim por diante.

Gráfica Riomega

Por outro lado, o design digital desenvolve layouts, artes e projetos para utilização na web, ou seja, no mundo digital. Neste sentido, também é necessário atentar à codificação HTML para que sua aplicação seja plena.

• Tipos de interação:

Por um lado, o design impresso permite a experiência de interação ao guiar os olhos do leitor de uma página para a outra, mantendo-o interessado no conteúdo.

Já no design digital, os textos são desenvolvidos em telas fixas. Neste caso, a interação é possibilitada à medida em que os cliques são realizados pelo usuário.

• Formato e resolução:

No design impresso, as imagens devem ser de altíssima resolução para que os produtos tenham boa qualidade. Neste sentido, o formato mais usado é o JPEG – uma vez que conta com alta quantidade de pixels, melhorando o detalhamento das imagens.

Já no design digital, as imagens devem ser essencialmente leves e bem compactadas, de modo a não sobrecarregarem o carregamento das páginas web. Os formatos mais utilizados são o JPG e o GIF, pois além de mais simples, também são reconhecidos por qualquer tipo de navegador.

• Tipografia (fontes utilizadas)

No design gráfico as fontes são sempre as mesmas – e não mudam de acordo com o material escolhido.
Por outro lado, no design digital há a possibilidade de variabilidade de fontes – o que depende do navegador ou das próprias configurações do computador do usuário.

• E o layout?

Aqui está a principal – e maior – semelhança entre o design impresso e digital. Em ambos os casos o layout deve ser pensado de modo a não deixar o material sobrecarregado. No design digital isso se torna ainda mais importante, uma vez que pop-ups ou banners já são grandes responsáveis pela dispersão do leitor.

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre produção gráfica!