Em lojas virtuais, o cliente necessita criar confiança na marca de alguma forma. Já que isso dificilmente acontecerá através do encontro físico das partes, o relacionamento entre o site e clientes é o responsável por criar o vínculo de segurança. Engana-se quem pensa que, por se tratar de um negócio online, o atendimento deve ser totalmente impessoal. Mostrar dedicação e atenção ao oferecer um produto é necessário para ampliar o público do estabelecimento.

 

Além da cordialidade e gentileza com o cliente, que são valores primordiais para o tratamento, existem algumas dicas de aprimoramento do relacionamento entre empresa e consumidor que se aplicam muito bem aos negócios virtuais. Abaixo, listamos algumas delas:

Ouvir é tudo

Em toda empresa, existem clientes satisfeitos, insatisfeitos, e com dúvidas. A melhor forma de resolver esses impasses é conversando. Mas, muitas vezes, os sites não disponibilizam uma ferramenta de fácil acesso para entrar em contato com a empresa. Não é preciso de muito: você pode deixar um email na página para receber as sugestões e questionamentos dos clientes. Porém, não basta disponibilizar o endereço, é necessário ler todas as mensagens e respondê-las, buscando solucionar os problemas informados.

Caso possua maior equipe ou um funcionário voltado ao atendimento do cliente, implantar uma ferramenta de chat online costuma funcionar ainda melhor, pois atende o público em tempo real. No entanto, esse método demanda uma dedicação integral.

Por fim, as redes sociais são excelentes meios de interação com o público. Procure mantê-las sempre atualizadas e responder comentários e mensagens o mais rápido possível. Mas, de qualquer modo, deixe à disposição do cliente um meio onde possam ser tiradas dúvidas de forma sigilosa.

Quem aparece, é lembrado

Não adianta investir em um lindo site, se não se investe em publicidade e marketing. Para se consolidar em um mercado, é preciso ser lembrado pelo cliente, e isso não acontece da noite para o dia. Aproveite então, para mimar o seu consumidor sempre que puder, com brindes, catálogos, tags, entre outras formas de propaganda física, que podem ser enviadas com as entregas.

Outra forma é utilizar o e-mail marketing. Informe sobre as novidades e promoções da loja, com conteúdo personalizado. Mas não exagere na quantidade: desenvolva um conteúdo interessante e garanta uma divulgação efetiva.