As cores representam muito mais do que beleza, elas possuem um significado. Cada uma tem determinada função a exercer para o contexto. Empresas utilizam como forma de transmissão de uma mensagem por meio delas. Assim, a opção pelo vermelho em detrimento ao azul não é pura e simplesmente estética, mas sim o significado que a empresa quer passar no momento, em que cabe melhor o vermelho do que o azul.

Assim, temos diferentes significações para cada cor, como:

• Azul: Transmite segurança, confiança e certeza de sucesso.
• Amarelo: Transmite felicidade e alegria, é só olhar a representação do sol com o rosto sorridente.
• Branco: Transmite paz e pureza.
• Cinza: Transmite autoridade, respeito coorporativo e seriedade.
• Laranja: Transmite juventude, criatividade e diversão, tal como o amarelo, por exemplo.
• Preto: Transmite firmeza, mistério, formalidade.
• Roxo: Transmite sofisticação e alto valor (geralmente utilizado com dourado).
• Verde: Transmite a paz da natureza, o meio ambiente, a tranquilidade.
• Vermelho: Transmite energia, força, amor e aventura. É uma cor de bastante presença.

Gráfica Riomega

5 dicas de como utilizá-las nas campanhas

1. Papel
Verifique o tipo de papel, afinal, por existirem muitos tipos, a impressão pode alterar a cor segundo a superfície, danificando a arte criada. É importante a atenção para o que será utilizado.

2. Tintas
Assim como o papel, possuímos diferentes tipos de tinta. É preciso atenção na tinta utilizada e o tipo da mesma. Uma tinta offset, pastosa, é diferente de uma tinta utilizada em impressora digital. Haverá diferença nas tonalidades.

3. Luzes

É preciso testar os diferentes tipos de luzes incidindo sob a superfície, para que não perca a arte por uma determinada luz, seja natural ou artificial.

4. Secagem das tintas

É o processo de paciente de quem está com uma arte impressa em mãos. Após o processo de conclusão, é importante o tempo para que a tinta seque para, assim, ter o resultado final.

5. Controles da empresa

Para que não haja gastos extras, é possível que a empresa analise o mercado: compre todas as variações do mesmo fornecedor, veja as tintas genéricas e comprar um bom papel.

Podem ocorrer falhas durante o processo, mas o importante é se atentar a esses cinco aspectos básicos ao trabalhar com pintura e criação de uma arte, para que, no momento da entrega, o cliente não receba uma arte em amarelo escuro tendo pedido por uma em laranja.

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre produção gráfica!