No mundo corporativo, é muito comum o uso de termos como logo, logotipo e logomarca. Se você acha que “é tudo a mesma coisa”, saiba que existem diferenças entre eles e compreendê-las fará de você alguém antenado e apto a opinar no assunto sem medo de errar. Vamos às definições:

Logo:

Consiste em um símbolo, nome ou marca que representa um produto ou uma empresa. Porém, a palavra de origem grega, que pode ser traduzida como significado nada mais é do que a forma abreviada de dizer “logotipo”.

Logotipo:

Ao radical logos (significado) adiciona-se um complemento: typos (símbolo ou figura). Isso quer dizer que há todo um significado por trás de um símbolo, pois mesmo sem ao menos nos darmos conta, associamos cores, figuras e muitos outros elementos às marcas que eles representam. Isso porque, através da combinação adequada de cores e formas, é possível atingir o inconsciente das pessoas. Não trata-se de algo escolhido por mero acaso, há todo um conteúdo por trás de algo que, num primeiro momento, pode assemelhar-se até mesmo a um desenho abstrato. Alguns logotipos contêm elementos e formas associadas ao nome fantasia da empresa. Normalmente, o logotipo está presente em todos os impressos, banners e cartões da empresa, para que o público acostume-se a fazer essa associação entre símbolo e marca.

Logomarca:

Muitas pessoas usam o termo logomarca para referir-se ao logotipo de uma empresa. Essa colocação é errônea, pois a logomarca nada mais é do que a figura símbolo da marca em si, associada às letras, diferente do que acontece quando falamos das figuras do logotipo. Quando se trata de empresas já bem estabelecidas, é possível identificar as marcas à primeira vista. Quer um exemplo para ficar mais claro? O grande M amarelo poderia ser reconhecido por si só, como o logotipo do McDonald’s, mas quando vem acompanhado do nome da empresa em letras vermelhas, torna-se a logomarca da famosa rede de fast-food.

Para simplificar, pense que se o símbolo da empresa é formado por letras trata-se de um logotipo. Quando essas letras forem associadas á figuras e estilizações, aí teremos uma logomarca.