As empresas de e-commerce controlam a maior parte das compras que são efetuadas online de um cliente, que, muitas vezes, tem acesso através de anúncios, e-mails e conteúdo. Depois do produto entregue, o cliente terá como associação a identidade visual da empresa: a embalagem e também a comunicação nela inserida.

O primeiro contato do cliente com o produto que comprou é através da embalagem de entrega, e é neste momento que você deve ganhá-lo.

E é aí que o empreendedor deve estar atento, pois isso pode diferenciar seu produto dos demais ou, simplesmente, torná-lo igual a tantos outros. Aqui você pode ler algumas dicas simples de comunicação visual que, certamente, vão beneficiar o seu relacionamento com os clientes.

Uma embalagem bem feita é sinônimo de qualidade e comprometimento com o comprador. Nos últimos anos o comércio de eletrônicos, tanto no Brasil quanto no mundo, tem sido aprimorado, em como a expectativa do cliente, que cresce no mesmo ritmo.

As embalagens também têm sido complementadas de uma maneira que superem as expectativas das compras online. Muitas empresas realizam um trabalho que vai além da venda de mercadorias, criando ações para impressionar e também superar as expectativas dos consumidores.

Os impressos promocionais:

A conquista e a fidelização de clientes são alcançadas através de abordagens feitas de diferentes formas, alcançando resultados excelentes. Um dos meios são os impressos promocionais que, inclusive, devem ser utilizados sem moderação pelas empresas cujo segmento é vendas pela internet. Por exemplo:

Cartões de agradecimento:

Um cartão de agradecimento enviado junto com o produto pode ser uma ótima pedida. O material em questão pode ser impresso como um postal e trazer uma mensagem padrão, entretanto, que seja pessoal.

Folder informativo:

Muitos produtos necessitam de alguns cuidados especiais e um jeito de mostrá-los é criar um panfleto com informações e dicas de como prolongar o armazenamento, a limpeza e a utilização do produto, práticas que ajudam a estender a vida útil. A empresa também pode ser apresentada através de um folder, que contenha informações gerais, formas de contato e quais são os procedimentos necessários para realizar uma troca caso seja necessário.

Promoções:

As promoções que estão acontecendo e também as que estão programas podem ser enviadas também. Uma dica é de enviar tags com os códigos de desconto e de instruções de uso.

Brindes:

Outra forma de conquistar a fidelidade e de agradar seus clientes é enviar brindes, como adesivos, marca páginas, vale presentes e bloco de notas.

Geralmente, as mercadorias compradas online são entregues em sacos lacrados com um simples recibo. Isso é padrão! Mas pequenos detalhes e cuidados são formas de aprimorar o atendimento e a aproximação com cliente, além de conquistar a fidelização através da qualidade no atendimento.

Fornecer a melhor experiência de compras online ao seu cliente através da entrega do produto e utilizar a embalagem de uma maneira que aprimore o seu contato com ele é essencial. A inclusão URL e o logo do e-commerce em todos os materiais também são necessários para tornar sua empresa conhecida.

Além disso, abuse da criatividade!