A criatividade é sempre uma questão interessante. Alguns dizem que ela surge naturalmente, enquanto outros dizem que ela se aprimora com a prática e o desenvolvimento. De fato, as duas respostas estão corretas. No entanto, depender de um estalo espontâneo pode dificultar o seu método de trabalho, por isso, alguns exercícios são indicados para profissionais que trabalham diariamente a criatividade em suas atividades.

Essas práticas ajudam a criar habilidade e a desenvolvê-la para que esteja afiada a qualquer momento. Mais do que isso, estimula o cérebro a pensar mais rápido e, consequentemente, trabalhar mais rápido.

Gráfica Riomega

Confira algumas dicas que são uteis no dia a dia de um designer:

– O primeiro passo e muito útil na correria do dia a dia é ter um papel e caneta a disposição. Muitas vezes, uma ideia pode surgir naturalmente, como falamos, e você deve estar preparado para anotá-lo e não correr o risco de esquecer. Às vezes, uma ideia que você considera ruim pode ser a porta para desenvolver algo melhor, por isso, guardar a ideia e vê-la depois, com calma, pode mudar sua perspectiva.

– Outra dica que pode funcionar é compartilhar suas ideias. Encontre alguém que você confie pessoalmente e profissionalmente e fale sua ideia. É sempre importante ter uma pessoa com quem você possa articular a ideia inicial e receber críticas sinceras e construtivas. Isso é muito efetivo para que o projeto ganhe corpo e saia do papel.

– É preciso estimular a mente para ter criatividade. Muitos estudiosos dizem que praticar um esporte regularmente é extremamente necessário para estimular a mente. Isso porque não só seu corpo, mas o cérebro recebe mais oxigênio e trabalhar de maneira mais ágil, melhorando reflexos e pensamentos. Além disso, o esporte faz com que você se desconecte um pouco do mundo ao seu redor e foque seus pensamentos em você mesmo.

– O próximo ponto tem a ver com estar conectado com você mesmo. No cotidiano tão corrido que vivemos, com informações para todos os lados e chegando a toda hora, é difícil se concentrar e focar em uma única coisa. Por isso, ficar fora do mundo virtual é saudável para que a mente trabalhe com mais calma e foco, o que aflora as ideias e a criatividade.

– Ter conhecimento, bagagem e experiência para desenvolver trabalhos é essencial na vida de quem trabalha com atividades criativas, como o designer. A mente humana precisa ser estimulada e isso ocorre por meio da leitura. Mais do que um exercício para os neurônios, que terão que compreender o que está sendo lido, agregar conhecimento e estilo de trabalho de outros artistas é algo enriquecedor para o seu próprio trabalho.

Dicas complementares:

Essas são as dicas mais importantes para quem quer desenvolver com mais afinco a criatividade no dia a dia. Algumas outras estratégias e exercícios podem complementar essa lista e ser úteis para o seu trabalho. Por exemplo, é importante definir sua lista de tarefa. Ao contrário do que muitos pensam, ser organizado pode ajudar, sim, na criatividade. Outra dica é ficar atento a tudo que acontece ao seu redor, deixe os olhos e ouvidos aberto para captar algo de interessante no dia a dia de grandes cidades.

Diversifique seu trabalho, fazer sempre a mesma coisa é chato e desgastante. Procure mais opções do que você gosta de fazer ou mesmo outros métodos para realizar a mesma atividade. Descanse. Isso é essencial. Uma mente cansada não consegue trabalhar e desenvolver as ideias. Faça pausas regulares, beba água, movimente o corpo. Isso ajuda muito.

Por último, não deixe se abater por uma ideia que não saiu como o esperado. O ser humano é suscetível à falha, assim como está apto para levantar e realizar o seu melhor trabalho.

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre produção gráfica!