As cores mexem com as sensações e influenciam diretamente no psicológico. Isso faz com que reajamos mais emocionalmente do que racionalmente quando nos deparamos com um projeto gráfico. O bom designer sabe utilizar as cores adequadas para despertar um determinado sentimento no público-alvo da marca.

Quando for criar seu projeto, pense muito bem nas cores que irá utilizar. Elas influenciam diretamente na mente, podendo até persuadir o consumidor. Além disso, elas dirão muito sobre sua empresa.

O profissional que irá aplicá-las deve saber contrastá-las para não cansar os olhos. Leia abaixo e saiba quais são os sentimentos que as cores mais importantes despertam. Essas informações não são regras rígidas, mas podem servir como referência para os projetos gráficos. Analise cada caso e tenha bom senso na escolha das cores.

Gráfica Riomega

Vermelho:

É uma cor que desperta a excitação. Somos atraídos pelo vermelho, o que faz dela uma cor ideal para chamar a atenção do público. Quando queremos que as pessoas concentrem o olhar em determinada parte da imagem, o vermelho é uma ótima opção para aplicarmos ali.

Amarelo:

É uma das cores que mais chamam a atenção em um projeto gráfico. Ela desperta o sentimento de alegria, e psicologicamente está associada ao sol. No entanto, é necessário ter moderação na aplicação do amarelo. Ele pode cansar o olhar quando é utilizada em excesso. Em projetos que possuem textos, deve ser usada com moderação.

Verde:

Simboliza novidade e diversão, e pode ser usada com sucesso em imagens que evocam a natureza. O verde é ótimo para projetos de alto contraste. Assim como o vermelho, é ideal para atrair o olhar das pessoas em um projeto. No entanto, deve-se evitar o verde em textos por dificultar a leitura.

Laranja:

É uma cor que desperta motivação nas pessoas. Está associada a alimentos, o que faz dela excelente para projetos de empresas que trabalham com comida. A dificuldade em relação ao laranja é na sua combinação com outras cores, e por isso exige mais técnica do designer.

Preto:

A cor está associada ao poder e a elegância. A grande vantagem do preto é que ele pode ser combinado facilmente com qualquer cor. É ideal para ser utilizado em textos.

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre produção gráfica!