A marca é um dos elementos mais importantes que constituem a identidade visual de uma empresa. Tal relevância da marca vem desde antes da Revolução Industrial, quando, na sociedade medieval, os artífices e fabricantes já imprimiam os símbolos das suas oficinas em produtos.

A importância da marca atravessou os séculos e hoje em dia ela é considerada a essência da empresa, ou seja, o elemento que vai consolidar a imagem da empresa na mente do consumidor.

Por isso, para qualquer empresa, a utilização de um manual de marca é uma medida que deve ser levada em consideração, já que ele é um instrumento que guia a concepção de trabalhos envolvendo a marca e até auxilia a efetuar possíveis alterações nela, caso elas sejam necessárias.

Gráfica Riomega

Além disso, a importância do manual de marca traz também algumas informações que são pertinentes tanto para o proprietário da marca quanto para as agências e designers que irão trabalhar com ela em algum material gráfico.

Quatro passos básicos para a elaboração de um manual de marca:

Conceito:

A primeira etapa para a elaboração adequada de um manual de marca é definir o conceito dela. É também necessário definir as suas medidas e proporções, pois dessa maneira será evitado que ela seja representada com dimensões distintas e fora do padrão adotado.

As assinaturas também são elementos de destaque nessa etapa que visa definir a marca. Elas devem ser apresentadas em versões horizontais e verticais.

Tipografia:

A respeito da tipografia, o manual da marca deve apontar quais foram as tipografias utilizadas para a criação dela, pois para utilizar uma marca em trabalhos impressos e outros materiais e conhecer cada detalhe dela é de suma importância inclusive saber corretamente o tipo de fonte utilizada.

Cores: Se a tipografia é importante, as cores também denotam grande relevância na concepção visual de uma marca. Por isso, no manual de marca é válido ter a escalação de cores utilizadas, já que isso possibilita sempre utilizar o tom correto, sem destoar do conceito original da marca.

As peças institucionais:

Essas peças institucionais compreendem a etapa final do manual de marca, pois indicam como será efetuada a aplicação da marca nos mais diversos materiais, desde os impressos, tais como cartões, crachás e brindes, bem como os materiais virtuais, tais como e-mails, slides, sites, entre outros.

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