A laminação é um procedimento em que um material impresso acaba recebendo uma camada de material plástico transparente e fino. Vale destacar que o material impresso pode ser em papel comum, ou o couché, o glossy, entre outros.

A laminação pode ter fins estéticos, tendo por objetivo oferecer para o trabalho impresso mais brilho. Além disso, ela também possui caráter mais funcional, já que ela tem a capacidade de proporcionar para o material uma camada protetora com o intuito de evitar o desgaste do tempo.

Vale destacar que a laminação é diferente da plastificação, também conhecida como encapsulamento. No processo de plastificação é necessário deixar um espaço na borda para assim efetuar o fechamento do material, já a laminação é aplicada em toda a superfície do material, inclusive efetuando o preenchimento do espaço das bordas.

Gráfica Riomega

Entre os diferentes tipos de laminação é possível destacar a laminação holográfica, a de brilho, a fosca, entre outras.

A laminação fosca e as suas características:

De uma forma geral a laminação do tipo fosca (BOPP) é bastante utilizada por apresentar um perfil mais discreto ao material. Além disso, ela oferece resistência e também nota uma alta capacidade de impermeabilidade, sendo adequada para os materiais impressos feitos com dobra, entre outros acabamentos.

A característica de resistência da laminação fosca pode ser notada pelo fato de que ela consegue manter a boa qualidade do material, ainda que ele seja utilizado de forma constante. Vale destacar também que esse tipo de laminação não proporciona para o material aquelas indesejáveis marcas de gordura e de impressões digitais, mantendo o material sempre com boa aparência e esteticamente bem apresentado.

Por isso, para assegurar uma boa apresentação do seu material gráfico, é válido adotar os procedimentos da laminação fosca, pois ela é discreta, mas possibilita uma melhor visualização dos detalhes e também garante uma maior durabilidade.

A laminação fosca é bastante recomendada para os materiais impressos que apresentam um fundo chapado, ocultando assim os indesejáveis defeitos de impressão. Sendo assim, cartões de visita, folhetos, folders, pastas, entre outros, por meio da laminação fosca, adquirem um visual mais elegante, profissional e de alta qualidade.

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre produção gráfica!