Menos é mais, essa é a máxima do design minimalista e provavelmente por isso ele não tenha o mesmo destaque que outras tendências, como a pop art, por exemplo. O minimalismo é muito bem representado por ambientes com uma decoração mais clean ou aqueles sites cujo layout é visivelmente mais “limpo”, sem muita informação. Pode ser considerado mais um conceito do que algo que está na moda e logo cairá em desuso.

A essência do minimalismo, seja em um site, ambiente, aplicativo ou em um produto é utilizar apenas os elementos que sejam de fato essenciais em sua composição. Essa ideia surgiu no século XX, se consolidou com o advento do Windows 8 e continua em voga até os dias de hoje. Ele foi implantado primeiro na arquitetura, na década de 20, chegando à pintura, moda, design de interiores e outras manifestações artísticas pouco a pouco.

O movimento artístico chamado de De Stijl foi um grande influenciador do design minimalista. Ele aconteceu na Holanda, do ano 1917 até 1930 e era focado na simplicidade. Contou com a participação de artistas de diferentes áreas, como escultores, pintores, designers e outros. Os projetos que fizeram parte desse movimento apresentavam formas geométricas básicas, uso das cores primárias em larga escala, além de outros tons neutros, como o branco, preto e cinza.

O design minimalista teve também outras influências, como o design japonês, que sempre procurou focar no essencial e se despojar dos excessos. Isso reflete a própria cultura japonesa, que tende a rejeitar os excessos, acreditando que a virtude está no equilíbrio.

Para aderir ao minimalismo, a primeira dica é identificar os elementos necessário para construir algo e abrir mão de todos os outros. Também é importante maneirar no uso de cores, combinando mais de uma só quando elas entrarem em equilíbrio e forem importantes para comunicar algo.

No minimalismo, também é importante deixar espaço em branco e optar por tipografias mais simples, não serifadas. Os elementos que compõem o todo devem ser arranjados de forma harmônica e, lembre-se, cada um deve ter um significado, deve ser usado com o objetivo de comunicar algo.