Com a crise econômica instaurada no país, o momento é definitivamente delicado. Sendo assim, empresas de todos os portes e segmentos cada vez mais apostam na redução de custos – sendo a demissão de funcionários, infelizmente, uma das mais frequentes alternativas.

 

E para evitar que os clientes também sejam levados nessa ‘tendência’, neste artigo gostaríamos de atentar para a importância dos brindes, que se tornam uma verdadeira estratégia para conquistar e manter clientes em um período de crise. Vamos lá?

 

O primeiro passo para compreender a importância do brinde é pensá-lo não só como um produto normal, mas sim como um produto determinante na decisão e na própria opinião da sua clientela.

 

É como se, pela primeira vez, os valores da sua marca estivessem traduzidos em um objeto. Isso porque os brindes têm uma alta capacidade de mexer com o estado emocional do cliente, que se sentirá lembrado e especial ao receber um presente gratuito da empresa.

Sendo assim, a distribuição de brindes deve ser uma estratégia bem pensada e planejada. Isso permite que o seu brinde não se torne ‘só mais um’ e ainda garante que a sua marca não venha a causar uma impressão negativa.

 

Qual é a sua estratégia? E o seu público-alvo?

 

Esses são dois aspectos que precisam ser pensados antes mesmo da definição dos brindes que serão distribuídos. Afinal, de nada adianta distribuir marca páginas para um público que não lê, ou então calendários executivos para jovens que ainda nem estão no mercado de trabalho.

 

Sendo assim, pense qual é o objetivo da sua empresa com a distribuição dos brindes antes de qualquer coisa. A intenção é apresentar novos produtos ou serviços? Melhorar as taxas de vendas? Divulgar uma campanha específica? Fixar a marca na cabeça do consumidor?

 

Uma das melhores formas de apostar em brindes é contando com a personalização – com a identidade visual da sua empresa, um possível slogan ou outra característica que realmente importe para o público que irá receber o material. Além disso, pense em como aquele público se comporta e como realmente gostaria de ser presenteado – a criatividade aqui não só pode, como deve rolar solta.