Em qualquer produto gráfico ou virtual, as cores são fatores determinantes no resultado de sua composição visual. Quando se há total liberdade para a escolha da cor, é necessário optar por combinações, que, além de representar a marca, sejam agradáveis e legíveis. Cores que expressam o conteúdo com mais clareza costumam ser a principal escolha dos designers, pois evitam poluição visual e distorção da mensagem.

No entanto, as cores nos transmitem outras diversas emoções. Por esse motivo, é importante entender o significado que cada combinação emite, preocupando-se sempre com a harmonia visual dos tons.

Combinações originais:

Existem combinações clássicas que montam um ambiente visual agradável a maior parte do público. Entre elas está o azul e o amarelo, com a predominância do primeiro tom. Além de serem cores que harmonizam entre si, os tons são característicos e atribuem uma forte identidade a composição.

Na linha de tons mais frios, temos o cinza e o azul. A combinação tem um efeito básico, porém bastante agradável em composições gráficas. Para harmonizá-las, é necessário utilizar tons mais leves, optando pelo preenchimento de menor extensão. Assim, é possível criar um resultado positivo sem um efeito pesado.

Apesar de se tratarem de tons próximos na cartela de cores, o bege e o branco, quando combinados, oferecem uma maior versatilidade ao produto. As cores são ideais para sites ou material impresso que exijam uma leitura mais extensa. A combinação é atraente para diferentes públicos, porém, é preciso cuidar para não cair na monotonia.

Combinações ousadas:

Utilizar a cor vermelha transmite uma maior ousadia em um layout. Obviamente, é necessário ter uma relação entre tons e o tema tratado para que haja concordância na identidade do produto. Vermelho e cinza atribuem força ao conteúdo, e equilibram a relação entre os tons quentes e frios. A combinação se torna mais harmoniosa com tons de cinza mais claros.

 

O vermelho também pode ser combinado com o preto e branco, cores que dificilmente funcionam sozinhas. Utilizando os tons mais escuros em detalhes, a composição ganha maior contraste e destaque.

 

Outro tom considerado perigoso em produções gráficas é o verde. No entanto, para conteúdos relacionados à saúde e esportes, a cor cria uma forte identidade e torna a composição agradável se combinada com o branco. A atenção aos tons é um critério para manter o bom gosto do produto.