A impressão offset é efetuada por meio de um processo indireto, quando a tinta deve passar por um cilindro intermediário antes de chegar ao papel. Ainda que esse tipo de impressão admita quase todos os tipos de papéis, é possível fazer uso do papel offset, que possui certas semelhanças com o papel sulfite e conta com características adequadas para esse fim, tais como superfície mais durável e uma maior resistência contra possíveis deformações.

Na realização da impressão offset o papel possui bastante relevância, podendo assim ter diferentes gramaturas, texturas e formatos. Para a impressão offset, quanto mais lisa for a superfície do papel utilizado, maior será a nitidez apresentada após o processo de impressão. É possível adquirir boa qualidade de impressão em papéis com textura mais rugosa, tudo isso vai depender da proposta de trabalho.

Gráfica Riomega

A cor do papel também é um elemento que deve ser levado em conta. No caso da impressão offset, é recomendada a cor branca, visto que as tintas offset podem apresentar transparências e o processo, por sua vez, pode denotar variação de tons.

O processo de impressão offset normalmente segue a gravação da matriz, em seguida a montagem e, por fim, a impressão.

Atualmente é possível encontrar diferentes tipos de equipamento para a realização da impressão offset. As impressoras mais comuns nesse processo são as impressoras offset planas, que possuem a capacidade de imprimir folha a folha e são bastante usadas na área da impressão comercial. Há também impressoras offset rotativas, que possuem a capacidade de imprimirem a partir de bobinas de papel e, por causa da sua configuração, contam com a possibilidade de imprimirem em velocidades mais elevadas.

O papel offset:

O papel offset, fabricado com polpa química, possui propriedades macroporosas e, por causa dessa característica, ele apresenta a capacidade de absorver uma significativa quantidade de tinta. Por isso, no setor editorial, esse tipo de papel é normalmente utilizado em impressos a uma cor.

De uma forma geral, o papel offset é utilizado para a impressão de materiais, tais como revistas, livros, folhetos, cartazes, selos, capas de CDs, DVDs, livros, entre outros.

Ainda que boa parte desse tipo de papel seja comercializado em folhas, ele também pode ser encontrado disponível em bobinas.

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre produção gráfica!