O dia das mães traz um grande impacto para o mercado – e não só para empresas de grande porte, como especialmente, para os pequenos e médios empreendimentos.

Com base nisso, confira neste artigo as principais informações referentes ao impacto do dia das mães no mercado, que só neste ano, promete movimentar 14,9 bilhões de reais (com média de R$80 gastos por consumidor).

• Como surgiu o dia das mães?

Tudo começou na Grécia Antiga, com as comemorações à Reia – mãe dos deuses. Posteriormente, os romanos começaram a presentear suas mães, exageradamente e durante três dias seguidos, uma vez ao ano.

No Brasil, a data ganhou importância quando se tornou uma comemoração de origem cristã – uma vez que homenageia Maria, a mãe de Cristo.

Gráfica Riomega

• O dia das mães no comércio

Com o dia das mães cada vez mais popular, não tardou para que ele passasse a ser explorado pelo comércio. Hoje, o dia das mães é a segunda melhor data de vendas em todo o Brasil, ficando atrás apenas do Natal.

Em uma pesquisa realizada recentemente em todo o país, 83,3% dos entrevistados afirmaram a pretensão em presentear suas mães – 62,4% deles com um presente, 28,3% com dois, 5,8% com três e 3,5% com quatro ou mais.

E quando as compras são realizadas?

A grande maioria dos consumidores compram o presente de dia das mães uma semana antes da data comemorativa (40% deles). Outros 34,8% realizam a compra um dia antes, e 23,5% duas semanas antes. Parcelas menos significativas compram o presente um mês antes ou não sabem quando comprarão.

O que é importante para os consumidores nesta data?

No dia das mães, mais de 75% dos consumidores optam pelas lojas físicas e apenas 25% farão compras online. Entre as características que os consumidores dão maior importância podemos destacar: 72,5% dos consumidores julgam o bom atendimento importante, 66,3% priorizam as promoções, 54% procuram por variedade de produtos e outros 37% dependem das condições de pagamento.

Por fim, a forma preferida de pagamento é dinheiro (ou cartão de débito), cerca de 22% comprarão com cartão de crédito e 3% com outras formas.

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