Por falta de conhecimento no mercado gráfico ou por falta de informação, muitos tomam os flyers, panfletos e folders como sinônimos. Essa confusão é justificável até certo ponto. Mas é necessário atentar que trata-se de materiais promocionais diferentes, o que implica que cada um é mais adequado a um objetivo.

Por isso, neste artigo vamos buscar sanar de uma vez por todas esta confusão, identificando e diferenciando cada um deles, bem como apontando aos fins a que cada um é mais adequado.

Panfleto:

Para começarmos a entender a função do panfleto, é válido analisar a etimologia (origem) do termo. A palavra panfleto é devida do latim “pamphilus”, que pode ser definido com um poema de amor que circulava pela Europa na Alta Idade Média. Com o passar do tempo e já na Baixa Idade Média, o pamphilus ganhou um novo papel: servir de suporte para textos mais curtos que livros. Um pouco mais adiante, e já com a invenção de Gutemberg, que possibilitou a impressão de livros em larga escala, o panfleto passou a responder por textos curtos, de temática política ou religiosa.

Hoje em dia, panfleto designa impressos simples (geralmente de apenas duas faces) e produzidos e distribuídos em larga escala. A grande vantagem desta peça está em seu preço, já que o projeto gráfico não precisa ser elaborado e sua impressão é bastante simples. Exemplos de uso estão nos panfletos promocionais de supermercados, lançamentos de produtos, campanhas políticas, etc.

Flyer:

Diferente do panfleto que existe há séculos, o flyer só foi inventado com a publicidade moderna, no entre Guerras Mundiais (começo do século XX). É importante lembrar que a publicidade foi inventada com o intuito de promover os países que lutaram na(s) Guerra(s), notadamente os EUA. Assim, os flyers, por sua praticidade e facilidade de reprodução em massa, era ideal para este fim.

Esta peça possui as mesmas características que o panfleto. No entanto, geralmente usa-se um papel de maior gramatura, o que resulta em uma qualidade maior. Por isso é utilizado em ações promocionais mais refinadas.

Folder:

O folder deriva do termo inglês “fold”, que significa dobrar. Assim, ele nada mais é que um panfleto com dobras. Um folder com uma dobra resulta em quatro páginas, com duas dobras resulta em seis páginas, e assim por diante.

Disso é possível deduzir que sua qualidade é mais elevada, o que implica em um projeto gráfico mais elaborado e em uma impressão mais cuidadosa e detalhada. Por ser capaz de reproduzir uma grande quantidade de informações, é muito utilizado para apresentações institucionais, síntese de exposições de arte, e lançamentos de produtos.