Quando pretendemos comunicar uma mensagem para um grande número de pessoas, “simplicidade” é a palavra-chave. Assim deve funcionar a confecção de um cartaz (ou pôster). A mensagem deve ser facilmente compreendida no menor tempo possível. Assim, a forma com a qual você transmite a mensagem deve ser simples, mas bastante atrativa, o suficiente para que o mais breve olhar do transeunte capte a mensagem que pretende ser transmitida e o entretenha, desperte seu interesse. A natureza única deste tipo de criação tem como base o design e a impressão. Para um cartaz de sucesso, alguns passos básicos precisam ser observados.

Características

Vários são os tipos existentes de cartazes. Podemos tentar apresentar um filme ou uma marca de sapatos; cada qual possuirá suas especificidades, mas algumas dicas de confecção poderão te dar um alicerce geral. O que irá mudar sempre são as cores, as informações contidas no pôster, a imagem, etc.

O que primeiro a chamar a atenção num cartaz é a imagem, portanto, deve ser cuidadosamente selecionada e ter uma boa resolução. As cores também são de suma importância: devem apresentar os contrastes necessários para chamar a atenção do passante. O todo deve conversar para que a exposição seja impactante e funcional.

Qual é a mensagem que você pretende transmitir?

Uma frase de impacto sempre cai bem – aliada a uma imagem forte e precisa sobre o assunto, pintará o quadro perfeito. A escolha da fonte é primordial: é importante tentar ser criativo, mas o principal é que sua mensagem seja legível. Lembre-se que a disposição dos itens também conta muito: é preciso que haja áreas de respiro para que o cartaz não pareça congestionado, abarrotado de imagens e informações, portanto, desinteressante.

Não arrisque demais: como já foi dito, “simplicidade” é a palavra-chave. Haverá cartazes informativos que pedirão mais imagens e informações, como logomarcas, nome da empresa, etc. Cada caso é um caso, mas, em geral, menos é mais: mantenha seu design simples e atrativo.

Agora que você tem um cartaz funcional, é preciso encontrar o lugar certo para expô-lo, afinal, sua finalidade é a divulgação. Escolha sempre um local com grande circulação de pessoas ou um ambiente que atingirá o público-alvo de sua divulgação.