Toda empresa possui processos de produção, independente de seu fim. Nessa lógica, existem clientes criando uma demanda que a empresa deve suprir. Nas relações entre empresa e público, nem sempre existe uma comunicação clara com uma visualização completa do problema. Pensando em oferecer uma melhor compreensão de demandas e processos, surgiu a função do designer estratégico.

O design estratégico busca aplicar soluções visuais pensando além dos elementos gráficos. Existem diversas formas de construir a identidade de uma empresa, e essa nova vertente busca explorar, ao menos, algumas dessas variáveis. O posicionamento de uma marca, a forma com que ela atua no mercado, o custo-benefício dos seus produtos, entre outros fatores, podem compor projetos visuais desenvolvidos por um designer estratégico.

Atualmente, empresas como a Apple e a Starbucks utilizam o serviço dos designers para compor sua marca visual. Aplicado de forma correta, esse serviço pode ampliar a comunicação entre partes e solucionar problemas. Existem algumas competências que são essenciais para exercer o design estratégico em uma empresa. Listamos algumas delas abaixo:

1. Compreender demandas e rotinas:

Através de uma maior integração entre empresa e clientes, o designer estratégico consegue otimizar processos. Assim, os problemas podem ser vistos de maneiras mais amplas, e também é possível visualizar soluções completas, e, possivelmente, mais favoráveis a ambas as partes.

2. Traduzir problemas:

Empresas podem ter dificuldade na hora de visualizar problemas, devido à complexidade de alguns processos, que demandam planilhas, pesquisas, entre outras medições. A função do designer estratégico é traduzir esses problemas através de representações visuais. Essa é uma forma de garantir a compreensão e a tomada de decisões por outras partes da empresa. Melhorando a comunicação interna e o entendimento dos processos de uma empresa, se torna mais fácil buscar soluções adequadas.

3. Dupla função:

Um profissional especializado em design estratégico não é apenas um designer: é preciso também pensar como um administrador. Quando um designer cumpre sua função apenas pensando no resultado gráfico, sua preocupação é estritamente visual. No entanto, ao incorporar o design estratégico, o profissional deve saber como aplicar suas soluções, de modo que elas sejam efetivas em outras áreas da empresa. Por isso, é necessário conhecer os processos e estar atento ao feedback do serviço.