O propósito do dicionário aqui apresentado é reunir os conceitos mais importantes para o setor de design gráfico. Todo o indivíduo interessado na área deve dominar esses termos principais, pois eles fazem parte da linguagem usada constantemente pela indústria.

Você sabe o que significa?

Decalque:

O decalque é um dos problemas mais recorrentes no segmento de produção gráfica. Esse erro se dá quando a tinta é transferida, de forma involuntária, durante a impressão. Como resultado, o material fica manchado e fica com uma aparência de pouco qualidade. No geral, o decalque acontece por causa de uma pressão excessiva aplicada pelo empilhamento ou ainda quando a tinta não seca por completo.

Gramatura:

Gramatura é a palavra utilizada para se referir à espessura da folha de papel ou outro material em que a impressão será realizada. A unidade de medida empregada é G/M² e os papéis costumam pesar 90g, 120g, 250g e 350g. Quanto maior for o peso do m² da folha, a tendência é que ela seja mais grossa e resistente.

Tipo móvel:

Esse elemento foi desenvolvido pelo inventor alemão Johann Gutenberg por volta de 1430. O tipo móvel serve como matriz no processo de impressão gráfica. Ao juntar as diferentes peças, é possível compor os blocos de textos. É importante salientar que o tipo móvel foi responsável por propiciar uma maior difusão do conhecimento por meio da impressão de livros e panfletos. Como resultado, essa criação esteve diretamente relacionada aos períodos da Renascença, Reforma e Revolução Científica.

Overprint:

Traduzida para o português como impressão sobreposta, é uma técnica para que a cor do fundo não vaze, prevenindo possíveis erros no registro das tonalidades. Afinal, todo material gráfico usa ciano, magenta, amarelo e preto por cima uma da outra. Na maioria dos casos, recorre-se ao overprint quando o fundo é colorido e a fonte do texto é preta. Desse modo, as cores não se misturam, deixando a impressão mais bem acabada e legível.

Sangria:

A sangria é procedimento que prevê a expansão da imagem ou cor de fundo de uma peça para além das bordas do papel. Tal diagramação faz com que não haja bordas brancas indesejadas no material após a impressão.

DDI:

O DPI (dots per inch) ou pontos por polegadas é uma escala que representa quantos pontos de pigmento existem na área equivalente a uma polegada. Em média, uma boa impressão do tipo offset requer 300 DPI.