Na hora de imprimir um material gráfico surgem muitas dúvidas, inclusive com relação à técnica utilizada. A impressão digital tem crescido muito e devido às inovações tecnológicas tem se mostrado uma opção interessante inclusive em tiragens maiores, mas a offset continua sendo uma das opções mais procuradas.

Mas afinal, qual é o melhor tipo de impressão, offset ou digital?

Depende do tipo de material e do resultado desejado. A impressão do tipo Offset é mais antiga. Surgiu na metade do século XX com o intuito de agilizar a produção de impressos.

A impressão offset é considerada indireta, já que utiliza sistemas de matrizes de chapas de alumínio para transmitir às imagens ao papel. As cores, no sistema CMYK são impressas uma a uma, formando as imagens através da adição de pigmentação. Trata-se de um dos métodos de impressão mais utilizados no mundo todo, pois garante uma boa qualidade de impressão mesmo em tiragens bastante grandes.

Os equipamentos de impressão offset são imensos e precisam de um grande espaço nas gráficas. Outra dificuldade da impressão offset, está no acerto de cor, que depende de muitos testes antes de ficar perfeito. Ou seja, a impressão no estilo offset é impossível para somente uma ou poucas unidades, já que todo o processo é bastante complexo.

Por outro lado, a impressão digital, não precisa de um equipamento tão grande. As cores são impressas diretamente no papel, sem o uso de chapas ou outros substratos o que garante uma impressão mais viva. Dependendo do equipamento, as cores são impressas ao mesmo tempo, formando a imagem de forma mais rápida e ágil. Além disso, o acerto de cor é imediato e é possível imprimir pequenas tiragens, inclusive por unidade.

Conclusão:

Empresas podem utilizar os dois tipos de impressão. Ambos possuem qualidade garantida e excelentes resultados. A maior diferença está na quantidade impressa e na necessidade de cores específicas.

A impressão Offset é indicada para grandes tiragens e materiais que tenham sido desenvolvidos através do sistema de cores CMYK. A impressão digital possibilita tiragens menores, a personalização através do uso de dados variáveis e a utilização de cores especiais e do sistema pantone.