Um aprendizado sobre os conceitos básicos de tipografia é sempre importante. Por isso, neste post que faz parte da série “aprenda mais sobre tipografia” você vai saber mais sobre a serifa. Esse termo que denomina o filete do acabamento no final do traço ou haste de uma letra, que são os traços principais e geralmente são horizontais ou verticais.

Originada do holandês schreef, serifa que dizer linhas finas e nomeia os acabamentos de cada letra. Isso surgiu como espaço extra no final de cada letra talhada pelos artesões romanos e tinha o objetivo de prevenir o acúmulo de poeira. A prática é uma herança histórica e tomou diferentes formas com o passar dos anos, como serifa linear, curvada, quadrada, slab ou triangular.

Gráfica Riomega

Classificação:

São inúmeros os estilos de fonte que utilizam serifa. Abaixo você confere a classificação de algumas fontes, como:

O modelo old style, que tem como exemplo de fonte a Adobe Garamond, são heranças do que é chamado de caligrafia humanista, datada da época de 1.465. Esse tipo de serifa é caracterizada pela tensão diagonal com partes mais finas em alguns ângulos. As transicionais, que tem como modelo a fonte Baskerville, são de meados do século 18 e essa serifas entre linhas grosas e finas são mais perceptíveis.

Já o estilo moderno ou didone é caracterizado pelo contraste entre as linhas grossas e finas com uma tensão vertical. Um bom exemplo é o modelo Bodoni MT. A fonte Claredon BKL é uma boa forma de classificar o modelo slab serif, que chega a ter pouco ou nenhum contraste entre as linhas grossas e finas e as serifas tendem a ser egípcias.

Qual a importância da serifa?

Quando somos alfabetizados aprendemos a ler palavra por palavra. A serifa, então, é importante por que forma linhas ópticas paralelas, o que facilita ao olho ver cada palavra como um bloco e não letras separadas.

Por isso é ideal que as serifas sejam utilizadas em textos longos. Essa técnica permite que o leitor faça uma leitura contínua. Ou seja, os olhos leem o texto mais rapidamente, palavras pó palavra, o que facilita a compreensão da mensagem e a leitura não é feita letra por letra.

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre produção gráfica!