A tipografia é um aspecto fundamental na produção de materiais gráficos – sejam eles impressos ou digitais. Por isso, confira neste artigo um pouco mais sobre a história, os conceitos e as diferentes aplicações tipográficas atuais.

• Conceitos básicos da tipografia

Tipografia é um termo de origem grega, em que ‘tipo’ significa forma e ‘grafia’ significa escrita. É possível classificá-la ainda de diferentes modos:

– De acordo com a época, a tipografia pode ser clássica, contemporânea ou moderna;
– De acordo com o estilo, a tipografia pode ser regular, negrita ou itálica;
– De acordo com a família, a tipografia pode ser decorativa, + serifa ou – serifa.

• Anatomia e tamanhos

No que se refere a esses conceitos, devemos destacar que as fontes podem ser encontradas em uma grande variedade de tamanhos – tudo vai depender da sua aplicação e objetivo. Geralmente, os títulos são maiores (com tipografia de 20 a 60 pt) e os textos menores (com tipografia variando entre 10 e 18).

Na anatomia da tipografia é possível encontrar hastes, descendentes, ocos, orelhas, terminais, bojo, serifa, título, espora, altura e linha de base.

• A psicologia que se esconde por trás da tipografia

As fontes sem serifa são consideradas as mais neutras, enquanto as arredondadas são as mais amigáveis para a nossa compreensão.

Por outro lado, as fontes do tipo ‘quote’ são interpretadas como itálicas, as mais elegantes são as do tipo ‘script’ e as retrôs são avaliadas como geométricas.

• Sobre o uso das fontes

– Serifa normal: para eventos corporativos, uma vez que demonstra tradicionalismo, respeito e autoridade;

– Sem serifa: por ser mais clara e universal, é utilizada especialmente em apresentações (de seminários, congressos e trabalhos acadêmicos);

– Serifa larga: para concertos e festivais, por ser mais sólida, forte e moderna;

– Script: utilizada principalmente em eventos mais finos, uma vez que transmite a sensação de elegância e criatividade;

– Moderna: já essa fonte é utilizada principalmente em eventos particulares, uma vez que demonstra exclusividade e estilo.


Atualmente, existem mais de 90 mil fontes espalhadas pelo mundo. As mais utilizadas pelo design gráfico, por sua vez, são: Garamond, Helvetica, Futura, Leitura Sans e Bodoni.