A impressão offset, desde que foi criada, revolucionou a litografia de diversificadas maneiras.

Com base nisso, neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre o processo offset e os principais benefícios deste tipo de impressão.

Quando o offset surgiu?

Tudo começou com a modernização da litografia, ou seja, em meados da segunda metade do século 20. A indústria gráfica, neste período, passou por uma série de mudanças: e em uma delas incluiu a impressão offset.

Offset, na tradução literal, significa que algo está ‘fora do lugar’. O motivo é simples: esse sistema funciona de modo indireto, onde a mensagem (texto, imagem ou qualquer outro) só é transferida do arquivo para o papel por meio da intervenção de cilindros de borracha – o que reflete em um processo totalmente automatizado.

Gráfica Riomega

Como o processo funciona?

O processo de impressão offset ocorre de modo rotativo, em que os cilindros são os grandes responsáveis tanto pela condução do papel como especialmente da tinta.

Neste sentido, a matriz (ou seja, o cilindro com a gravação da imagem) fica constantemente úmida, recebendo a tinta para a posterior aplicação. Já as áreas que estão protegidas pela luz (o que é frequente principalmente em imagens) acabam passando por um processo de caráter químico, em que a tinta é atraída e outras partes sem impressão retém a água. Incrível, não é mesmo?

Já as blanquetas são as grandes responsáveis pela transmissão da mensagem desta matriz para o material em questão (como o papel, por exemplo). Por fim, há ainda um terceiro cilindro, que pressiona o papel de modo que ele entre em contato direto e intenso com a blanqueta.

E quais são os benefícios?

Hoje as impressões offset se destacam como as mais eficientes no mundo do design gráfico, uma vez que permitem o uso de diferentes gramaturas e papeis (o que inclui até mesmo alguns modelos mais flexíveis de plásticos).

Além disso, são as mais eficazes para a impressão em grandes tiragens, ideal para materiais que serão distribuídos em massa. A impressão offset também conta com controles muito mais avançados de tonalidades e qualidade, garantindo resultados fieis ao que está sendo reproduzido.

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre produção gráfica!