Em outras ocasiões, tivemos a oportunidade de abordar a importância que os materiais impressos têm para toda e qualquer empresa, seja em termos de promoção, seja em termos de consolidação da imagem organizacional. No entanto, e devido ao papel de protagonista que a internet tem hoje no mundo dos negócios, é fundamental que esses materiais físicos estejam trabalhando em conjunto com o marketing digital.

Por isso, neste artigo elaboramos algumas dicas para promover sua empresa na web. Mas antes de tudo, cabe reforçar que assim como no mundo físico, os materiais de promoção na internet devem fazer parte de uma estratégia de marketing mais ampla, que engloba tanto o digital quanto o tradicional. Só desta forma os esforços surtirão os efeitos desejados.

Google Meu Negócio: ao realizar uma busca no Google, você já deve ter percebido que no topo das páginas de resultados aparece um a mapa com endereços, rotas e horário de funcionamento de empresas relacionadas à sua busca. Isso é possível graças ao Google Meu Negócio. Trata-se de uma ferramenta voltada à micro, pequenos e médios empresários com foco principal em promoção da empresa. E além de direcionar clientes a sua empresa, ela é totalmente gratuita.

Landing Pages: esta ferramenta de marketing digital parte da premissa que seu cliente tem algo que você quer e você tem algo que o cliente quer. Para isso, ao realizar uma busca relacionada a seus serviços ou produtos, o cliente é direcionado para uma página que, ao colocar seus dados de contato (geralmente nome, profissão e endereço de e-mail), ele ganha algo que lhe será útil, como um e-book. Em contrapartida, a empresa possui o e-mail do cliente, que pode ser utilizado em ações de e-mail marketing, eficaz forma de divulgação de promoções, descontos, dentre outros.

Redes Sociais: aqui o objetivo é interagir com seus clientes em potencial, mostrar que sua empresa se importa com eles e fazer com que criem empatia pela marca e comprem o que ela oferece. Além disso, as redes sociais são muito úteis para direcionar o usuário a páginas de interesse, como o site, as landing pages e a loja virtual.

Existem inúmeras outras ferramentas. Mas as três descritas acima são capazes de dar conta de uma estratégia de marketing robusta, eficaz e a baixo custo.