Apesar de vivermos na era digital, o vintage e o retrô ganharam força total e se apresentam como grande tendência dessa nova era. O vintage diz respeito a todo o estilo de uma época, relembrando elementos dos anos 20 aos 60; já quando pensamos em retrô, a decoração recai sobre uma repaginação das décadas 70 ou 80. Os conceitos, apesar de distintos, trabalham com antiguidades e, quando aliados ao design moderno, criam um ambiente nostálgico, único e atrativo, criando uma ilusão de distância do caótico atual.

Aplicações:

Baseado na compensação entre cores pálidas e vivas, o estilo retrô é feito de objetos de época e buscam pintar um quadro nostálgico do que já foi, mas não perdeu seu valor, aos clássicos, transcendendo o tempo e estilos. É normalmente relacionado a determinadas culturas pop, mas povoam o imaginário de qualquer pessoa que sonha com a tranquilidade dos tempos idos.

Na prática, alguns elementos são utilizados tanto no retrô quanto no vintage: carros, modelos retrôs de produtos, fotos antigas (o PB ou a coloração artificial são bastante valorizados), os antigos aparelhos eletrônicos, etc.

Quanto às formas e ilustrações, o objetivo é o simples impactante: basta analisar trabalhos de épocas passadas para perceber como a simplicidade regia o modelo de exposição de cartazes e relacionados, que normalmente traziam fundos florais e utilizavam círculos de diversos tamanhos.

Devido ao alto custo de impressão, no passado os designers costumavam utilizar predominantemente dois tons de cores e, algumas vezes, utilizar a cor focal para misturar com outras, criando aqueles efeitos tão apreciados nos dias de hoje.

Parte vital da composição do estilo é a Tipografia. Para o visual retrô, utiliza-se técnicas como o reposicionamento das fontes, duplicação e curso de pixels.

No uso de Molduras, deve-se estar atento ao que mais se encaixa ao padrão do seu negócio. Molduras servem criar áreas de foco ao enquadrar um elemento específico no design, e vão bem tanto com desenhos ornamentais quanto com cores sólidas que se correspondem.

Na questão da textura, voltamos ao sutil. Um tom exagerado pode ser agressivo demais. Um fundo sutil contribui para destacar a imagem e o texto, criando um conjunto atraente. Quando seu fundo é sutil, o uso do sombreamento nos demais elementos acaba criando um visual marcante.

Por fim, a identidade do seu negócio: emblemas os logotipos conseguem resgatar a alma do retrô, através de cores suaves e, normalmente, formas redondas com alguma decoração sutil dentro.

Em geral, o uso do retrô no design atual é uma tentativa de resgatar o passado, aliando-o com a sofisticação técnica da modernidade. Você pode se valer das cores sutis e das formas simples, mas ainda terá à disposição todas as ferramentas modernas pare um melhor resultado.