Um dos princípios básicos e fundamentais para um bom design é a tipografia. Quando nós desenvolvemos um projeto, sendo ele para Web ou para Impressão, ter uma boa tipografia causa um equilíbrio visual e estrutural entre o conteúdo e os recursos visuais. Para te ajudar nesse processo, fizemos um checklist com algumas dicas imperdíveis!

Gráfica Riomega

Elementos de tipografia para se considerar

Contraste das cores: desenvolver um bom layout inclui criar uma variação de contraste de cores e tons. É necessário destacar que o contraste que você conseguiu não se dá através do encontro de duas cores que são diferentes, mas principalmente se o valor delas forem o mesmo. Por exemplo, um erro muito comum é usar o preto com o fundo branco, quando na verdade se deve usar o cinza, que torna a leitura muito mais comum e agradável.

Tamanho da fonte: o design para web e para a impressão são bastante diferentes, principalmente se levarmos em conta as aplicações de mídia. Num geral, para o impresso, a letra ideal é 10pt, utilizado para desenvolver o corpo da mensagem. Já para a Web, equivale a 13px. Textos que tiverem tamanhos menores do que o aconselhável correm o risco de ficar pequenos demais.

Kerning: ele é um processo de ajuste de espaços entre os caracteres individuais. O objetivo dele é fazer com que haja algo mais harmônico e equilibrado, igualando o espaço dentro dos caracteres. É importante em cabeçalhos, por exemplo.

Hierarquia: desenvolver uma bora relação de herança começa com um simples esboço, definindo as principais informações e logo abaixo delas, os elementos onde o mais importante não precisa, necessariamente, ser o maior e sim ter uma proeminência entre os demais.

Espaço branco: o espaço negativo é um espaço entre elementos de uma composição. Se a sua composição estiver pesada, torna-se de difícil acesso e dificulta a leitura já que desperta poucos atrativos. Use-os para criar equilíbrio e direcionar o olhar para alguma parte de sua composição.

Com ou sem Serifa: algumas fontes sans serif (que não possuem serifa) não melhores indicadas para títulos e cabeçalhos. Já as serifs (que são fontes serifadas) são ideais para o corpo da mensagem do texto. Contudo, se o seu projeto for exclusivamente destinado para a Web, utilize fontes Sans Serif, já que elas serão mais fáceis de ler através dos monitores.

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