O marketing está muito relacionado ao relacionamento da empresa com as esferas que influenciam na sua atividade: clientes existentes, potenciais, fornecedores, parceiros e outros.

Existem vários tipos de marketing diferentes. Um deles é o marketing direto, cujo maior objetivo é justamente melhorar a relação da empresa com o cliente, seja ele já existente ou ainda em potencial. Para colocá-lo em prática, veja algumas dicas que podem ser muito úteis:

• Seleção de público-alvo

O marketing direto deve ser direcionado, como o nome sugere. Tentar falar com homens e mulheres de várias faixas-etárias, localizações, classes sócio-econômicas, comportamentos e outras características, acaba impedindo a criação de campanhas mais específicas, que dialoguem com mais eficácia com os consumidores.

• Defina um objetivo

Pode ser o lançamento de um novo produto, incentivar os clientes a se fidelizarem, anunciar uma nova promoção ou qualquer outra coisa. Antes de definir a estratégia, determine o que se pretende conseguir com ela, ou seja, o que você quer comunicar.

• Defina o suporte da estratégia

A campanha será feita no Facebook, Instagram, por e-mail marketing, outdoors, folders e/ou ligação? Para determinar qual será o melhor suporte, você deve levar em conta os dois tópicos anteriores, ou seja, o público e o objetivo.

Gráfica Riomega

• Procure trabalhar com prazos

Uma ação de marketing direto pode ficar anos rendendo frutos, o que nem sempre é interessante. Se você pretende que o retorno venha dentro de um determinado tempo, deixe isso claro! Na prática, estamos falando de frases como “só essa semana”, “apenas para o Dia das Mães”, “promoção válida para os 100 primeiros clientes”, ou seja, frases de efeito que incentivem.

• O consumidor deve ter um benefício

Pode ser um brinde ou um preço mais baixo, o importante é que o cliente sinta que pode ganhar algo se participar daquilo que a ação propõe.

• Não seja inconveniente

Se você realiza campanhas por e-mail marketing, por exemplo, envie para destinatários que queiram receber, para não cair na caixa de spam. O mesmo vale para ligações.

• Seja constante

Busque formas de se aproximar do seu cliente sempre e não apenas quando tiver uma promoção. A essência do marketing direto é justamente a constância.

Acesse o site da Riomega para saber mais!