O marketing está muito relacionado ao relacionamento da empresa com as esferas que influenciam na sua atividade: clientes existentes, potenciais, fornecedores, parceiros e outros.
Existem vários tipos de marketing diferentes. Um deles é o marketing direto, cujo maior objetivo é justamente melhorar a relação da empresa com o cliente, seja ele já existente ou ainda em potencial. Para colocá-lo em prática, veja algumas dicas que podem ser muito úteis:
• Seleção de público-alvo
O marketing direto deve ser direcionado, como o nome sugere. Tentar falar com homens e mulheres de várias faixas-etárias, localizações, classes sócio-econômicas, comportamentos e outras características, acaba impedindo a criação de campanhas mais específicas, que dialoguem com mais eficácia com os consumidores.
• Defina um objetivo
Pode ser o lançamento de um novo produto, incentivar os clientes a se fidelizarem, anunciar uma nova promoção ou qualquer outra coisa. Antes de definir a estratégia, determine o que se pretende conseguir com ela, ou seja, o que você quer comunicar.
• Defina o suporte da estratégia
A campanha será feita no Facebook, Instagram, por e-mail marketing, outdoors, folders e/ou ligação? Para determinar qual será o melhor suporte, você deve levar em conta os dois tópicos anteriores, ou seja, o público e o objetivo.
Gráfica Riomega
• Procure trabalhar com prazos
Uma ação de marketing direto pode ficar anos rendendo frutos, o que nem sempre é interessante. Se você pretende que o retorno venha dentro de um determinado tempo, deixe isso claro! Na prática, estamos falando de frases como “só essa semana”, “apenas para o Dia das Mães”, “promoção válida para os 100 primeiros clientes”, ou seja, frases de efeito que incentivem.
• O consumidor deve ter um benefício
Pode ser um brinde ou um preço mais baixo, o importante é que o cliente sinta que pode ganhar algo se participar daquilo que a ação propõe.
• Não seja inconveniente
Se você realiza campanhas por e-mail marketing, por exemplo, envie para destinatários que queiram receber, para não cair na caixa de spam. O mesmo vale para ligações.
• Seja constante
Busque formas de se aproximar do seu cliente sempre e não apenas quando tiver uma promoção. A essência do marketing direto é justamente a constância.
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