A impressão é um método extremamente importante para diversas atividades na sociedade. O gráfico tem um papel essencial ao auxiliar diferentes segmentos a alcançarem seus objetivos colocando no papel conteúdos que, antes, eram apenas virtuais. No dia 07 de fevereiro, o país comemora o Dia Nacional do Gráfico, profissional responsável por realizar as atividades de um dos setores mais antigos de todos os tempos.

A função do gráfico atualmente se desdobra em várias outras profissões, como a de designer gráfico, os responsáveis pelos processos que antecedem a impressão, o videografista e o arte finalista. A Gráfica Mega parabeniza sua equipe com uma grande retrospectiva da arte da impressão!

Como tudo começou:

A primeira forma de impressão do mundo foi desenvolvida por Gutenberg, através dos tipos móveis – peças de metal que possibilitavam colocar a tinta no papel de forma padronizada. Criados em 1405, os tipos móveis só chegaram ao Brasil depois de 4 séculos: em 1808, com a implantação do setor gráfico no país.

Poucos anos depois, o alemão Ottmar Mergenthale inventou um novo dispositivo de impressão: o linotipo. A grande diferença entre os tipos móveis e o linotipo era que a nova tecnologia conseguia imprimir até uma linha inteira de uma vez. Para uma sociedade em efervescência cultural, onde cresciam a presença dos jornais e informativos, a nova máquina tinha um grande resultado, ao realizar o trabalho equivalente a sete ou oito impressores manuais.

O nome do linotipo se deve a sua característica de escrever uma linha, ou, em inglês, a line of type. A frase foi proferida pelo próprio criador da máquina, que viu nas palavras uma oportunidade para descrever seu novo produto.

Mas a febre do linotipo não durou muito: em 1922 chegou ao Brasil a primeira impressora Offset, tecnologia mais eficiente, pois suporta diferentes tipos de papéis e até alguns tipos de plástico. As impressoras também possuem maior rapidez em relação aos métodos anteriores, o que possibilita uma produção de tiragem superior, ideal para jornais e revistas, por exemplo.

Um ano após a chegada da Offset no Brasil, uma grande greve foi realizada no setor gráfico, pedindo melhores condições aos profissionais da área. Deste momento histórico, surgiu o Dia do Gráfico, comemorado até os dias de hoje.