Na internet todas as tribos se encontram nas redes. E isso significa que elas oferecem as melhores oportunidades para promover o trabalho e encontrar novas parcerias.

Mas apenas estar presente não basta. É preciso saber como promover o trabalho com sucesso, utilizando as melhores táticas para cada rede social. Veja como você poderá fazer isso com algumas dicas.

Crie uma estratégia:

É importante ter um plano estratégico para saber um caminho específico para seguir. As redes sociais podem trazer novos clientes, ajudar na divulgação do seu trabalho, direcionar visitantes para seu site e colaborar com seu networking. Então a primeira coisa que você precisa fazer é definir quais são os objetivos de sua estratégia.

Saiba o que você quer obter com sua presença em cada site (Twitter, Facebook, Linkedin, etc.). A partir disso você seguirá um “caminho” específico e não perderá tempo.

Defina seu público:

Depois de decidir quais são seus objetivos, você saberá exatamente com qual segmento do público precisa se conectar. A partir disso conseguirá descobrir quais são as demandas dessas pessoas. Então poderá trabalhar seu serviço ou produto para adequar às necessidades delas. Conhecer o público-alvo é essencial para atingir qualquer objetivo de negócios na internet.

Escolha as redes sociais certas:

Você já sabe os seus objetivos e o tipo de público com o qual precisa manter contato. Agora precisa descobrir quais redes sociais eles mais frequentam. Não perca tempo tentando participar de todos os sites, até porque isso é impossível! Foque em três ou quatro que você já obterá um excelente resultado.

Cada rede social tem um público bastante específico. Por exemplo, o Instagram é uma plataforma para pessoas que gostam de compartilhar imagens que demonstram como é sua vida. O Twitter é quase o oposto: quem está lá escreve assuntos que, normalmente, não têm muito a ver com si mesmo. Defina bem as melhores redes sociais para seus objetivos.

Faça parte da comunidade:

Não tenha uma visão “piramidal”, de cima para baixo. Você está fazendo parte de uma comunidade online, deve olhar para os seus membros de igual para igual. Interaja com seu público e até mesmo com seus concorrentes. Trocando informações você poderá conhecer um pouco mais sobre as pessoas do segmento e descobrir o que elas esperam uma das outras.

É possível entender o que seus clientes querem ver em um trabalho de design gráfico e o que seus concorrentes oferecem de melhor. Portanto, jamais deixe de se comunicar, porque isso é, simplesmente, a essência das redes sociais.