Para os profissionais que acabaram de sair da faculdade e estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho, a criação do portfólio possibilita que você se diferencie dos outros candidatos e mostre que tem todas as condições para assumir a vaga para qual se candidatou, principalmente para os designers.

A criação de um portfólio pode ser uma tarefa árdua e complicada, principalmente para quem nunca teve contato com as ferramentas disponibilizadas online. Foi pensando nisso que listamos 7 dicas práticas que farão a criação de seu portfólio ser mais simples, seja você um profissional freelance ou alguém que busca uma posição com carteira assinada.

Gráfica Riomega

Organização
Essa é a palavra de ordem para quem pretende criar um portfólio que se destaque dos outros. Com organização você consegue ser mais produtivo e consegue criar seu portfólio em um tempo bem menor. Lembre-se também que você deve definir um horário para trabalhar, dessa maneira consegue medir as horas necessárias para finalizar um projeto e responder de forma objetiva uma das dúvidas mais frequentes dos recrutadores. Ele sabe gerir seu tempo para entregar o projeto no prazo?

Tenha uma identidade

Você é designer e precisa de uma identidade que tenha sua marca pessoal e te diferencie dos outros profissionais. Pode ser um site, cartão ou assinatura no portfólio.

Crie um banco de imagens

O ideal é que você separe todos os seus trabalhos em ordem de importância e não ordem cronológica. Liste aqueles que mais tiveram retorno positivo e coloque-os no topo do portfólio.

Cartazes, wallpapers e calendários

Para mostrar sua habilidade em pré e pós-impressão, assim como promover melhor seu portfólio, utilize wallpapers que demonstrarão a qualidade de seu trabalho. Já o calendário pode te ajudar na parte criativa. Se realizar um calendário de impressão criativo irá mostrar ao seu recrutador ou cliente sua capacidade de organização e criatividade.

Tenha projetos pessoais

É importante para o recrutador ver que você tem a capacidade de realizar um projeto sozinho e se você tiver um projeto pessoal mostrará essa habilidade e também sua capacidade de criar e aprender. E o melhor, em um projeto no qual você tem liberdade para criar.

Utilize sites de concorrência

Já existem sites nos quais você e outros profissionais realizam uma disputa criativa para criação de logos de marcas famosas. Com isso você consegue mostrar a qualidade de seu trabalho e despertar o interesse.

Faça um trabalho colaborativo

Assim como existem sites de competição criativa você também encontra locais no qual consegue realizar um trabalho conjunto com outros profissionais. Isso te ajuda a mostrar ao cliente sua capacidade de trabalhar em equipe.

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre produção gráfica!