O marketing direto, como seu próprio nome já nos indica, é um marketing sem muitos rodeios – ele foca suas estratégias no público alvo que, comprovadamente, está interessado no serviço, produto ou informação a ser divulgada.

E é deste modo que o marketing direto possibilita um relacionamento muito mais otimista entre a empresa e o público consumidor.

O principal objetivo do marketing direto é fazer com que o dinheiro voltado às ações marqueteiras não seja jogado fora, ou seja, gasto com público não potencial. Por isso, para que ele se torne realmente efetivo, há a necessidade de ter uma cartela de clientes bem ampla – seja ela comprada ou criada pela própria empresa.

O primeiro passo para que o marketing direto dê certo – principalmente para os que querem criar uma carteira próprias de clientes em potencial – é conseguir informações relevantes sobre os indivíduos que serão alvo daquela determinada campanha.

Gráfica Riomega

Neste sentido, as informações de maior importância são: faixa etária, renda média mensal, gênero e estilo de vida, sendo este último um fator primordial para a segmentação em marketing direto.

Com essas informações em mãos, o gestor da campanha saberá com quem ele estará se comunicando, o que lhe permite criar uma campanha muito mais específica, com linguagem e interesses adaptados a esse público.

O marketing direto deve ser utilizado tanto para atrair novos clientes como especialmente para mantê-los. Ele pode ser utilizado por empresas de pequeno, médio e grande porte e de qualquer segmento de atuação no mercado.

Para desenvolvimento de sua campanha de marketing direto, nossas dicas são:

– Saiba exatamente quem é o seu público – de que gênero, de que idade, de que renda e de que localização no mapa.

– Defina qual será a ferramenta utilizada para atingi-lo. Nos dias de hoje, as mais comuns são: envio de catálogos, folhetins, convites ou até mesmo brindes. Todos esses materiais gráficos contam com a característica de ‘exclusividade’, o que fará com que o indivíduo, ao recebê-lo, realmente se sinta importante para a sua empresa.

Além disso, você também pode apostar em outras estratégias para a divulgação da campanha, como é o caso do telemarketing e e-mail marketing. Ambos são de baixo custo e permitem a disseminação da mensagem da sua empresa de modo rápido e eficiente.

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre marketing!