Você certamente já ouviu falar sobre o quão importante é para uma empresa a identidade visual. Primeiramente, é preciso ter bem claro que ela não se resume ao logotipo: é formada por todos os elementos visuais que são associados à empresa, como as cores predominantes, figuras, símbolos e todos os outros.

Mas por que investir na criação de uma boa identidade visual? É bem verdade que isso não colabora de forma direta para o aumento das vendas e para a prospecção de clientes. No entanto, é a construção de uma personalidade para a sua marca, é o meio mais eficaz de mostrar ao público que ela é diferente da concorrência, é única.

Quando a identidade visual é bem planejada e consolidada ao longo do tempo, ela ajuda muito a fixar a empresa na mente do consumidor. Quando ele vê aquele símbolo ou até uma cor, já faz uma associação imediata. Quando essa associação é suficientemente forte, o que acontece? Essa se torna a primeira empresa da qual a pessoa se lembra ao precisar daquele tipo de produto ou serviço.

Gráfica Riomega

Portanto, pode-se dizer que a identidade visual é formada no decorrer do tempo e traz resultados a médio e longo prazo. Ela é um fator essencial para o posicionamento da empresa no mercado. Ela indica se aquela marca trabalha de forma mais sofisticada ou lúdica, se é pensada para homens, mulheres, crianças, adolescentes ou jovens, sinaliza o segmento de atuação e uma série de outras informações.

As cores usadas na composição dos elementos de identidade visual são sempre escolhidas com muita precisão. Afinal, de acordo com teorias da própria psicologia, cada cor é capaz de sugerir uma sensação ou ideia, assim, as marcas analisam quais dessas sensações estão mais relacionadas com o seu produto ou serviço.

Entre os elementos que fazem parte desse tipo de identidade podemos destacar: logotipo, o layout do site ou blog, layout dos cartões de visita, papéis timbrados, assinaturas de e-mail padronizadas, embalagens. É importante reforçá-los no ambiente interno também, no pano de fundo da área de trabalho, por exemplo, e nos papéis que são usados no cotidiano.

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre produção gráfica!