A palavra endomarketing tem origem no grego e significa algo similar a movimento para dentro. Nada mais é do que a aplicação de técnicas e conhecimentos de marketing e comunicação para o público interno da empresa.

As ações de endomarketing geralmente são conduzidas por dois departamentos em conjunto, o de marketing e o de recursos humanos. Em empresas maiores e mais preparadas já é possível encontrar um departamento exclusivo para este tipo de trabalho. O foco principal deste tipo de ação é passar comunicação e motivar todos os funcionários da empresa para que estejam sempre alinhados com as metas e resultados esperados.

Pesquisas recentes afirmam que companhias que investem neste tipo de ferramenta, conquistam resultados mais efetivos, melhoram a relação entre as equipes e diminuem drasticamente a rotatividade de funcionários. Desta forma, há uma economia real na contratação de funcionários além de treinamentos e afins dependendo de cada tipo de negócio.

Além disso, não é de hoje que se sabe que funcionários motivados e felizes trabalham mais e melhor, com mais afinco e dedicação às metas estabelecidas. O endomarketing também é importante para melhorar a comunicação interna e o fluxo de informações necessárias para o bom funcionamento dentro de qualquer empresa. O endomarketing também é uma ferramenta essencial para demonstrar a equipe, a importância que cada funcionário representa para a empresa.

Empresas bem sucedidas compreendem que mais do que qualquer bem ou insumo, o item mais precioso é o corpo de funcionários. São as pessoas que executam tarefas, criam oportunidades e novas formas de fazer as mesmas atividades. Funcionários mais integrados e motivados atuam de forma conjunta, melhorando o funcionamento de todos os departamentos como um todo, fazendo com que todos olhem e foquem na mesma direção.

Há diversas formas de colocar o endomarketing em prática. Eventos e reuniões para reunir todas as equipes, palestras e treinamentos, entrega de flyers ou e-mails, criação de intranet, murais e outras formas de comunicação.

Para que tudo funcione ainda melhor, cabe aos responsáveis pelo endomarketing da empresa criarem canais de comunicação direta para facilitar a troca de informações entre a diretoria da empresa e os funcionários e vice e versa.