Muito se fala, nos últimos tempos, de impressão 3D. Uma das mais novas tecnologias no que diz respeito ao público consumidor, esse tipo de impressão se apresenta como uma alternativa aos meios tradicionais de fabricação de moldes e até mesmo de pequenos produtos, tais como de joalheria, de arquitetura, automotivos, calçados e mais.

Industrialmente, impressoras 3D já existem há tempos, mas pouco a pouco suas funcionalidades ficam mais acessíveis ao consumidor final. Se antes o processo de produção de um molde envolvia desenho, projeção em 3D e contratação de um profissional que pudesse reproduzir a sua ideia, agora é o bastante apenas ter o produto projetado e imprimi-lo, o que por si só já ajuda muito na fase de testes e avaliações que precedem o produto final.

As impressoras 3D trabalham com tecnologias diferentes entre si. Uma dessas tecnologias é conhecida como sobreposição de lâminas de polímeros, podendo inclusive ser escolhida uma cor para toda a peça, já que são coladas e cortadas em locais específicos. Outra opção é a utilização de fotopolímeros líquidos, injetados e tratados em camadas por meio de uma lâmpada UV. Mais um modo de trabalho das impressoras é a aplicação de jatos em pó por meio de um cartucho de impressão, que, por sua vez, são conectados por outro cartucho de um adesivo (essa técnica também é a única que permite uma “pintura” sobre os objetos). A quarta forma é mais recente e usa um material sólido chamado de ABS, derretido até o ponto de injeção e depois aplicado também em camadas. E principalmente para a fabricação de produtos pequenos, há a microfabricação tridimensional em gel, que é feita com de lasers a diferentes distâncias do material, até que este se torne sólido.

As impressoras 3D tem capacidade de produzir desde peças simples até mais complexas, sendo úteis na resolução de diversos problemas práticos; por exemplo, na criação de garras mecânicas, dobradiças, rolamentos e correntes. Mesmo para usuários leigos, a facilidade se encontra no uso cotidiano: imprimir brinquedos, peças para a casa, objetos decorativos e muitas outras possibilidades fazem com que a impressão 3D seja, definitivamente, o futuro da tecnologia em impressão.