Para realizar um bom projeto de designer gráfico, é preciso passar por algumas etapas essenciais: brainstorm, rage e feedback. Muitos profissionais têm dificuldades na compreensão desses processos, e isso acaba prejudicando seus projetos.

O produto deixará o cliente satisfeito se ele for concebido de forma livre, criativa e coerente com sua ideia. Abaixo trazemos algumas dicas para você entender como funcionam essas etapas, e o que você precisa fazer para aperfeiçoá-las de maneira que seus trabalhos tornem-se ainda melhores.

Brainstorm:

A “tempestade de ideias” (uma possível tradução para o português) é realizada por um grupo de designers. Eles tentam “liberar” sua mente com todos os pensamentos sobre o trabalho, sem nenhuma limitação ou censura. Depois que muitas ideias são expostas, inicia-se um processo de triagem que visa chegar a um projeto que seja adequado às premissas do cliente.

Por isso é essencial realizar um briefing (coleta de informações) preciso e detalhado a respeito dos conceitos do cliente. Depois que se tem a “pré-concepção” do projeto, os profissionais passarão para a segunda etapa.

Gráfica Riomega

Rafe:

Essa etapa nada mais é do que a criação do “rascunho” do projeto. Os designers passarão a criar estudos a partir do que foi decidido no brainstorm. Esses esboços procurarão encontrar as melhores formas para o projeto.

Normalmente são experimentados muitos esboços. Depois os profissionais escolhem alguns para apresentar para o cliente. Os desenhos passam a ser refinados até chegarem a uma forma que una a qualidade técnica com a ideia original. Então são enviados ao cliente para que ele dê o feedback necessário para a finalização do projeto.

É por isso que o processo de rafe é essencial, pois ele permite achar possíveis problemas com a ideia e serve de referencial para o cliente.

Feedback:

É a etapa na qual o designer receberá o “retorno” do cliente. É um processo muito importante, porque ele saberá quais os caminhos deverá seguir para a finalização do projeto. O cliente deve informar as eventuais mudanças que precisam ser feitas, e o profissional poderá entender ainda mais o que o consumidor tem em mente.

Um bom profissional sabe lidar muito bem tanto com feedbacks positivos quanto negativos. Se por um lado ele não se abala com críticas a respeito do seu trabalho, por outro não se deixa levar por elogios. É preciso ter confiança na própria técnica, mas sem ser prepotente demais. Isso pode trazer problemas com o futuro trabalho.

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